AGUIAR: Sua historia e sua gente
O LOCAL ONDE HOJE SE ENCONTRA A SEDE DE AGUIAR, foi por volta de 1879, a Fazenda São Francisco, de propriedade do Sr. Manoel Alves Cassiano, bisavô do atual Prefeito do município, Dr. Severino Cabral de Sousa, mais conhecido como “Dr. Judivam”. Em 1880, uma epidemia de cólera grassou na região e os moradores da localidade que ali se formava, fizeram uma promessa a São Sebastião: se a doença não atingi-se sua famílias, construiriam uma capela ao santo, escolhido-o como padroeiro. A graça foi alcançada e a promessa cumprida. O Sr. Manoel Alves Cassiano fez a doação do terreno para o primeiro patrimônio religioso. Com algumas modificações, a capela tornou-se atual Matriz do Município.
É citado como pioneiro do lugar, além da família do primitivo morador, o Sr. Bernardino Bento de Sousa. O topônimo Aguiar, foi escolhido em virtude do rio do mesmo nome, que atravessa suas terras. A povoação após 1900 alcançou grande desenvolvimento, onde uma movimentada feira era realizada com a ocorrência de moradores de toda a região. Até 20 bois eram abatidos por ocasião de cada feira. A plantação de algodão alcançou índices extraordinários, obrigando à instalação de 3 beneficiamentos do produto. Mais tarde, foram fechados.
Na divisão administrativa de 1911, apareceu pela primeira vez como distrito, com o nome de São Francisco do Aguiar, o mesmo acontecendo em 1936, 1937 e 1938. No quinquênio 1939/43, configurou já com o topônimo simplificado de Aguiar, bem como no quinquênio 1944/48.
Sua emancipação política teve no atual Prefeito Municipal, Dr. Severino Cabral de Sousa, seu principal articulador, no que foi auxiliado pelo então deputado José Teotônio da Silva. A independência administrativa ocorreu por força da Lei nº. 2.669, de dezembro de 1961. Sua instalação oficial foi a 28 de outubro de 1962, constituindo-se de um único distrito, o da sede, e desmembrado de Piancó.
A atual administração instalou-se a 31 de janeiro de 1933, empossando-se no cargo de Prefeito Municipal, o Dr. Severino Cabral de Sousa.
FONTE: Enciclopédia dos municípios. João Pessoa: Correio da Paraíba, 1976.
Nenhum comentário:
Postar um comentário