este

src="http://www.google.com/friendconnect/script/friendconnect.js">

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

FAMÍLIA DANTAS

OS DANTAS DA SERRA DO TEIXEIRA
UM POUCO DE SUA HISTÓRIA


Fábio Lafaiete Dantas

O homem não nasceu da noite para o dia. Nasceu num contexto histórico específico, com qualidades históricas específicas e, portanto, só é completo quando tem relações com essas coisas. Se um indivíduo cresce sem ligação com o passado, é como se tivesse nascido sem olhos nem ouvidos e tentasse perceber o mundo exterior com exatidão. É o mesmo que mutilá-lo.
(Carl Jung)

A presença dos Dantas na Serra do Teixeira, segundo a tradição oral, remonta ao século XVIII, quando chegaram à região quatro portugueses que logo se dispersaram: Inácio, o mais jovem regressou a Portugal, dois foram para Currais Novos, RN e Antônio que, casando-se com a bela Josefa, permaneceu no local, tornando-se dono de terras e de escravos. Em homenagem ao jovem que regressou a Portugal, o nome “Inácio” iria se repetir em algumas gerações dos descendentes de Antônio.


Segundo José Adelino Dantas (1977), dados comprovados mostram que o português José Dantas Correia (I) e sua esposa, a paraibana Isabel da Rocha Meireles, constituem as raízes dos Dantas da Serra do Teixeira. Eram eles senhores do Engenho Fragoso, localizado nas proximidades do Recife, conforme documentação disponível. Sua descendência ajudou a povoar os sertões da Paraíba e do Rio Grande do Norte, a partir de 1710. Um de seus filhos, Caetano Dantas Correia (1710-1797), constituiu a origem da família Dantas na região do Seridó. Outro filho, também de nome José, aqui referido como José Dantas Correia (II), vai constituir o tronco da família Dantas, na Paraíba.
José Dantas Correia (II) casa-se com Tereza de Góis e Vasconcelos, filha de Lourenço de Góis e Vasconcelos e de Joana de Góis e Vasconcelos. Dessa união resultou um único filho, Antônio, o futuro Alferes Antônio Dantas Correia de Góis, que seus contemporâneos chamam Capitão Anta e o pintam como homem alto e magro, de feição escultural, mas “perfeitamente desleixado abotoando o paletó sem simetria nem ordem, como se fosse o nosso Diógenes. Era major da Guarda Nacional e gostava muito de andar de espada, coisa maravilhosa naqueles bons tempos de simplicidade. Homem de grande força moral e profundo espírito de justiça, ele às vezes castigava um amigo turbulento em proveito do adversário colocando acima das conveniências do partido, a ordem e a lei” (Antônio Farias, 1914).
O Alferes Antônio Dantas Correia de Góis foi casado com Josefa Francisco de Araújo e Almeida, filha de Mariana Francisca Benedita e do português João de Araújo e Almeida, Cavaleiro da Ordem de Cristo, natural do Arcebispado de Braga. Mariana Francisca era filha de Ana Coelho Barreto, da família Gomes Coutinho. O Alferes tornou-se próspero senhor de terras e escravos. Uma de suas fazendas, no município vizinho de São José do Egito, era povoada exclusivamente por escravos e tinha o paradoxal nome de “Piedade”. Em 1795, faz com sua mulher a doação de 24.000 braças quadradas de terras ao Patrimônio da Capela de Santa Maria Madalena, da freguesia do Teixeira. Essas terras serão permutadas, oitenta e seis anos depois, em 1881, por outras melhor localizadas, por seu bisneto, Delmiro Dantas Correia de Góis, filho do Coronel da Guarda Nacional, Dr. Manoel Dantas Correia de Góis. Delmiro era então administrador do Patrimônio de Santa Maria Madalena.
Os quatro filhos do Alferes – Antônio, Lourenço, José e Inácio – tiveram, como o pai, o sobrenome “Góis” acrescido ao “Dantas Correia”. Era também um tributo à avó, Tereza de Góis e Vasconcelos. Antônio Dantas Correia de Góis (Júnior) ordenou-se padre, foi vigário em Teixeira e depois em Patos, nos anos de 1828 a 1852. São suas as primeiras assinaturas do Livro número 1 de batizados da freguesia do Teixeira, de 1843. Era considerado “homem de idéias, um pouco caprichoso, mas pacífico”. Padre Antônio prestou bons serviços à paz e ao progresso da Vila. Faleceu em Patos, em 1852, mas seu corpo foi sepultado na Capela de Teixeira.
O segundo filho do Alferes Antônio Dantas Correia de Góis, Inácio Dantas Correia de Góis, não constituiu família. Morreu no ano de 1860.
Lourenço Dantas Correia de Góis e José Dantas Correia de Góis casaram-se com as  filhas do Capitão Manoel Pereira Monteiro, de Serra Negra do Norte e de Dona Tereza Maria da Conceição. Lourenço e Senhorinha Francisca dos Passos tiveram catorze filhos; José e Maria Isabel dos Passos, Bilinha, geraram quatro filhos. Os filhos dos dois casais manterão o sobrenome “Dantas Correia de Góis”, sem nenhuma referência a “Pereira Monteiro”, mas o segundo  filho de José adota “Monteiro” na composição de seu nome: Antônio Dantas de Góis Monteiro.
Austero e religioso, José vivia da agricultura e da pecuária. “Jamais aceitou cargo público, era alheio completamente ao movimento social”.De seu casamento com Bilinha, houve quatro filhos:

1.      Manoel, Coronel Dr. Manoel Dantas Correia de Góis (1827-1910), casado com Jacinta Augusta Duarte Dantas, filha de Bernardo Duarte, fazendeiro na Paraíba e no Ceará. Jacinta faleceu prematuramente, em 1878. O casal teve catorze filhos. Manoel tendo enviuvado, dedicou-se inteiramente à política, sendo eleito várias vezes deputado e torna-se, pela sua popularidade e grande prestígio, a personalidade mais proeminente da linhagem dos Dantas do Teixeira. Em 1880, foi eleito deputado provincial e presidente da Assembléia. Tal como seu tio Lourenço, Manoel pertenceu ao Partido Liberal. Em 1885 foi eleito deputado geral; em 1888, voltou à Assembléia provincial e em junho de 1889, assume, interinamente, a presidência da Província da Paraíba. Fez parte da Constituinte estadual de 1892, sendo reeleito deputado estadual em 1896, 1900 e 1904. Em agosto de 1889 é a vez de seu oitavo filho, Dr. Franklin Dantas Correia de Góis, ser eleito deputado geral, também pelo Partido Liberal. No Rio de Janeiro, Franklin presenciará, em novembro, o golpe militar no Campo de Santana, a queda do Império e a fundação da Primeira República.
2.      Capitão Antônio Dantas de Góis Monteiro, casado em primeiras núpcias com Rita de Cássia Pessoa de Mello e em segundas com Idalina Dantas da Fonseca Neves, teve oito filhos dos dois matrimônios.
3.      Benigna Dantas da Silveira, casada com o primo, filho de Lourenço, Ilídio Dantas Correia de Góis (1834-  ?). Ilídio casou-se a segunda vez com Justina Eugênia Ferreira Dantas. Do primeiro casamento houve onze filhos e do segundo, sete.
4.      Casusa, o Alferes José Dantas Correia de Góis Júnior ( ?  – 1876), casado com Maria Senhorinha dos Passos Dantas, Maroca (1844-1926), filha de Lourenço. O casal teve oito filhos. Uma tragédia aconteceu na família: ocupando a função de delegado, em 1876, Casusa foi incumbido de prender, no município de Santa Luzia do Sabugi, o ex-chefe do Partido Conservador e ex-Delegado de Teixeira, Liberato de Carvalho Nóbrega, que devia contas à justiça e estava  homiziado na própria fazenda. Ao chegar aí, o caçula de José foi mortalmente atingido pela pontaria do bacamarte de Liberato.
José Dantas Correia de Góis, acabrunhado e entristecido com o assassinato do filho, falece meses depois, em 1877, nove anos depois de seu irmão Lourenço Dantas Correia de Góis, Casusa deixou viúva, sua prima Maroca, de apenas trinta e dois anos de idade e oito filhos menores:
a)     Belisário Dantas Correia de Góis, o mais velho, com catorze anos;
b)     Josefina Maria dos Passos Dantas, com treze;
c)     Epaminondas Dantas Correia de Góis, com onze;
d)    Liberalina dos Passos Dantas, com sete;
e)     Orlando Dantas Correia de Góis, com cinco;
f)      Maria dos Anjos dos Passos Dantas, com quatro;
g)     Lourenço Dantas de Góis Monteiro, com três e
h)    Josefa dos Passos Dantas (Tia Sinhá), com um aninho de idade.
O sétimo filho de Casusa, Lourenço Dantas de Góis Monteiro (1873-1927) será o pai, dentre outros, do poeta João Dantas Monteiro (1910-1964) e do empresário Arlindo Dantas Monteiro (1918-1980). Este último, a razão de ser do Museu Arlindo Dantas Monteiro.

As terras do Amparo e o Casarão do Jabre

Ao patriarca Lourenço Dantas Correia de Góis pertenceram as terras do Deserto e do Amparo, e outras propriedades adquiridas por compra e por herança de seus pais, o Alferes Antônio Dantas Correia de Góis e Josefa Francisco de Araújo e Almeida.
            Lourenço residiu em Teixeira, na Capital Paraíba e em Patos, onde era advogado e também suplente de juiz municipal. Em 1840, foi eleito deputado provincial pelo Partido Liberal. Como outros de sua época, era admirador da Guarda Nacional, onde ocupou o posto de  Tenente-Coronel (a Guarda Nacional foi criada em 1831, substituindo as antigas Milícias e Ordenanças e tinha como missão defender a Constituição, a Independência do Brasil e a integridade do Império). Nos vários papéis que desempenhou, era sempre tido como “inteligente e ilustrado; pacífico e ordeiro”. Faleceu no ano de 1868.
            Atribui-se a Lourenço a construção, com mão-de-obra escrava, do Açude do Amparo, do engenho e da casa residencial, de frente para o Açude. Essa casa – edificada em data ainda incerta, possivelmente entre os anos de 1820 e 1835 – possui hoje um nome oficial, que é “Casarão do Jabre”. Está situada a pouco mais de 2 km a oeste de Maturéia e a 1,5 km do sopé do Pico do Jabre, ponto culminante da Serra da Borborema. A imponência do Casarão, as enormes dimensões dos tijolos, das telhas, do madeirame e dos espaços, a qualidade superior do material empregado, tudo leva a crer que seu construtor foi um homem bem posicionado economicamente, a exemplo do Dr. Lourenço Dantas Correia de Góis.
Dos filhos de Lourenço e Senhorinha Francisca, apenas dois deles – Ilídio e Felinto – usufruíram da beleza da ambiência da casa, do engenho e do açude. Depois vieram os sobrinhos, Alfredo Dantas Correia de Góis e sua mulher, Benigna dos Passos Dantas. Os filhos do casal Alfredo e Benigna – José Alfredo Dantas, Esmerina dos Passos Dantas, Severina Benigna Dantas, Francisca de Assis Dantas e Adelina dos Passos Dantas – foram criados nesta casa e, como seus antepassados, puderam desfrutar do clima ameno e das belezas do Amparo, até os anos de 1920. Com o falecimento de Alfredo Dantas Correia de Góis, em 1922, o Amparo sofre o infortúnio do mal uso de seus recursos naturais, sendo até descaracterizado em suas dimensões originais, resultado da inoportuna venda de suas melhores terras. A feição original do Casarão, no entanto, manteve-se íntegra, ao contrário do Casarão do Deserto, construído por ancestral de Lourenço, possivelmente pelo primeiro Dantas que chegou à Serra do Teixeira, José Dantas Correia. É deplorável o fato de que a mais antiga moradia dos Dantas do Teixeira tenha sido demolida iconoclasticamente no final do século XX.
O Casarão do Jabre foi habitado, até início dos anos setenta, por José Dantas Correia de Góis, neto de Casusa, e sua mulher, a legendária Biliu, Severina Dantas de Araújo, bisneta de Lourenço. Nesta paisagem magnífica, tendo o Pico do Jabre como fundo, o açude à frente, o Casarão era sempre bem conservado. Ali valorizavam as palmeiras, as belíssimas árvores e os jardins floridos que cultivam com esmero. Ali, reverenciaram a memória de Joel, o filho de sete anos de idade falecido em 1943.
O Casarão do Jabre sedia o recém-criado (1998) Museu Arlindo Dantas Monteiro. A iniciativa de sua fundação e a escolha do nome deu-se, em boa hora, por inspiração da esposa e do filho de Arlindo, Josefa Rodrigues Monteiro, Zelice e Heráclio Dantas Rodrigues.
             Prosseguirá o Museu Arlindo Dantas Monteiro na sua missão de resgatar a história dessa pequena parte do Brasil. Muito há para revelar sobre a presença dos Dantas na Serra do Teixeira Muito mais, entretanto, resta estudar sobre os indígenas, seus primeiros habitantes e sobre os afro-descendentes que ajudaram a construir o passado e o presente de Teixeira, Maturéia, Imaculada, Mãe D’água e adjacências.
            O Museu Arlindo Dantas Monteiro, hoje, revela o passado, com vistas ao futuro!
                                                                                                                                          (Recife, 2002)

155 comentários:

  1. Realmente um lugar lindo, eu tive o privilégio de conhecer e recomendo à todos que são amantes da natureza e da história, Sérvulo Neto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Luísa Araújo Dantas15 de setembro de 2018 às 20:44

      Nss q história do Dantas maginifica e eu também tenho no meu último sobrenome Dantas mas eu quero ver a historias dos Dantas nos dias atuais obg por ler !!!

      Excluir
    2. Eu tambem me chamo dantas no final do sobrenome.
      Assim e a historia.
      Moro em cabedelo.
      Mas minha origen se liga.

      Excluir
    3. Eu depois de tanto tempo vim descobrir que faço parte dessa história incrível.tenho sobrenome.Pereira Lima e minha avó era dos correias e Dantes

      Excluir
    4. Sou Vera Lúcia Dantas Pereira, sou filha de Beatriz Dantas Pereira, falecida em 1951, eu tinha apenas 6 anos. Tinha uma tia chamada Judite Dantas. Nos mudamos para Fortaleza, eu, meu pai e irmão. Gostaria de conhecer alguém de nossa família. Meus avó se chamava Tereza Leopoldina Dantas e Cícero Vicente. Se alguém tiver contato, favor fale comigo. Obrigada

      Excluir
    5. Sou neta de francisco luiz Dantas do nascimento e leticia Dantas do nascimento família vinda de Souza cajazeiras e patos e Teixeira. Se tiverem mais informações gostaria receber. 81985879606

      Excluir
  2. Será que consigo a história dos Dantas de Currais Novos? meus agradecimentos antecipados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, faço parte do ramo dos Dantas aqui na serra do Teixeira- PB, mas, acho que a família eh a mesma!

      Heráclio Dantas

      Excluir
    2. Oi vc sabe algo sobre Sebastião Dantas e Julita Dantas, eles eram parentes de João Duarte Dantas

      Excluir
    3. o bisavo da minha avo era o joao duarte dantas

      Excluir
    4. Sou neta de Pedro Dantas da Silva alguém sabe algo ele era desta região e tinha um irmão José Dantas . Alguém conhece?

      Excluir
    5. Moça... Pedro dantas da silva é meu primo de segundo grau... meu avô é o José Dantas da Silva... ele era de Livramento-BH, da rua do fogo... ele veio pro interior de sp... meu e mail: ismaracristiano@hotmail.com

      Excluir
    6. Sou de São Paulo e sou Neta de José Dantas da Silva Filho de Pedro Dantas da Silva natural de União de Palmares e sua esposa Ernestina Balbina da Conceição! Sou Lucinéia Dantas da Silva.

      Excluir
    7. O meu avô se chamava manoel de souza dantas.
      Me disseram que tenho um tio que mora em teixeira.

      Excluir
    8. Sou neto de Pedro Paulo Dantas, filho de Manoel Elesbão Dantas da Silva e Maria Nonato Dantas. Procuro parentes.
      Alguém conhece?

      Excluir
    9. Minha tia Diva foi criada por Tia Biliu no casarão tem até foto dela

      Excluir
  3. Eu sou paraibano mais sou descendente de Caetano Dantas Correia.

    ResponderExcluir
  4. Minha Bisavô, Maria Olivia Dantas de Tuiuiu (Jardim do Seridó-RN), filha de Luzia Enedina Dantas era dos Dantas de Teixeira e eles são descendentes de Caetano Dantas Correia, o patriarca dos Dantas de Carnauba.
    Eliton Medeiros

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal,
    Boa noite!
    Estou fazendo uma pesquisa sobre o tenente Alfredo Dantas Correa de Góes. Vocês possuem alguma informação sobre ele? Algum dado?
    Ajudaria muito! Muito obrigada!
    Vivian Galdino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você achou algo sobre o tenente Alfredo Dantas? Gostaria igualmente dessas informações. Meu email é tomalmeida99@hotmail.com. Ficaria bastante agradecido pois gostaria de saber mais sobre sua vida.

      Excluir
    2. Conheço um pouco sobre a sua história. Foi o fundador do Colégio Alfredo Dantas, em Campina Grande, na Paraíba. Fundado em 1919, sob a denominação de Instituto Pedagógico, o CAD é a escola particular mais antiga de Campina Grande, PB. Em 1944 passou a denominar-se Ginásio Alfredo Dantas, em homenagem ao fundador, Ten. Alfredo Dantas Correa de Góis. Em 1945 foi adquirido pelo Prof. Severino Lopez Loureiro e esposa, Profª Alcide Cartaxo Loureiro, juntos formaram a nova direção. O casal, educadores por vocação e convicção, confere à escola, em 1950, a atual marca, Colégio Alfredo Dantas.

      Excluir
  6. rosdrigo ferreira dantas9 de julho de 2012 às 18:28

    Esse artigo me ajudou demais na minha genealogia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, este material foi o pontapé inicial para a geração do livro " OS DANTAS DA SERRA DO TEIXEIRA UM POUCO DE SUA HISTÓRIA" o qual dispomos aqui no Casarão do Jabre - Maturéia-PB ou através de heracliodantas@gmail.com ..

      Excluir
    2. Eu sou dos Dantas de Serra Negra do Norte... tem como eu comprar o livro?

      Excluir
    3. Eu sou Dantas porem gostaria de saber se existe duas famílias Dantas ou se é uma só todas apenas são parentes distantes quero ter certeza de que família eu sou meu nome é Rose Dantas de Sousa minha mãe era da Paraíba meu pai também minha mãe é do Dantas

      Excluir
  7. minha mae era Maria das dores dantas,nascida em croas limpas no ano de 1927,filha de manoel francisco dantas e maria candida da conceicao. tinha eu oenso que foi 13 irmaos e irmas, nao estou toalmente certa do Numero de filhos que tiveram meus avos maternos,nunca cheguei a conhece-los mas me encantaria saber mais.meu nome de solteira giselda pereira da silva. obrigada por esta vasta informacao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MINHA MAE TINHA UM PRIMO CHAMADO MANOEL fRANCISCO DANTAS ACHO QUE ERA IRMAO DA SUA MAE.mEU AVO CHAMAVA jOAQUIM ANTONIO DANTAS E MINHA AVO LUIZA EMILIA DANTAS TODOS DE PICUI PB.NA EPOCA O APELIDO DA CIDADE ERA AS ONÇAS.

      Excluir
    2. Bom dia! Qual o seu nome? Luiza Emília Dantas é a minha bisavó.

      Excluir
    3. Bom dia! Qual o seu nome? Luiza Emília Dantas é minha bisavó.

      Excluir
  8. FICO FELIZ EM PERTENCER A ESSA FAMÍLIA MARAVILHOSA, SOU DA FAMÍLIA DOS DANTAS DE TEIXEIRA. PARABÉNS PELO O BLOG.

    ResponderExcluir
  9. TAMBÉM FAÇO PARTE DESSA FAMÍLIA QUE REALMENTE FEZ HISTÓRIA, MINHA MÃE SE CHAMAVA TERZA DANTAS MONTEIRO E ERA A FILHA MAIS NOVA DO PATRIARCA DO CASARÃO DO JABRE O SR. LOURENÇO DANTAS DE CORREIA GOES E A SR. SENHORINHA FRANCISCA DOS PASSOS MONTEIRO. NÃO CONHEÇO O CASARÃO MAS PRETENDO VISITAR PARA VER A CASA EM QUE MINHA MÃE NASCEU E VIVEU SUA INFÃNCIA. JÁ VI FOTOS DA CASA E DAS PAISAGENS BELÍSSIMAS QUE A TORNAM UM LUGAR ACONCHEGANTE E POR QUE NÃO DIZER, MAIS PERTINHO DO CÉU.
    GOSTARIA MUITO DE CONSEGUIR VER FOTOS ANTIGAS DOS MEUS AVÓS E DE SEUS FILHOS. AGRADEÇO A DEUS POR ME PERMITIR SER DA FAMÍLIA DANTAS, ME SINTO HONRADA PORISSO.

    ResponderExcluir
  10. Sou Armando de Melo Dantas, filho de Demétrio Archanjo Dantas, nascido no Sítio Garrote, na épocaa município de Acarí, hoje município de Carnaúba dos Dantas-RN, meu bisavô paterno era Manoel Pedro de Araújo que foi casado com Ana Maria da Conceição, donos da fazenda Riacho Fundo, na divisão com Rio Grande do Norte/Paraíba, com orgulho de pertencer a esta tão importante família dos Dantas, que tanto contribuiu para o engradecimento do Nordeste e do Brasil, fico feliz em saber que alguém se preocupa em divulgar a nossa origem. A Fazenda do Rianho Fundo, continua intacta e hoje é administrada por Irene Dantas, neta do meu Bisavô. Gostaria de receber mais inforamções sobre os Dantas: meu Email-armandomelo55@uol.com.br

    ResponderExcluir
  11. Minha avó nasceu em Jardim do Seridó 1925, sua mãe se chamava Ana Liberalina da Conceição que casou com Francisco Cassote Dantas. Gostaria de saber sobre o paredeiro de seus irmãos, ou seja, Pedro Cassote Dantas, Josias Cassote Dantas, Maria Amália Dantas, Celso Cassote Dantas, entre outros... Família Cassote com Família Dantas. Aguardo contato. Até mais!

    ResponderExcluir
  12. Eu sou muito curiosa para saber a minha genealogia . Pesquiso tudo que posso , porém , sei pouco . Meu avó é Reginaldo Gonçalvez Dantas , filho de Maria Dantas com Epitácio Brunet . Agradeço as informaçoes pois sei que foram muitp uteis !
    Um abraço aos Dantas ,
    Larissa Dantas

    ResponderExcluir
  13. Sou genuinamente Dantas por exelencia! Filho de Macedo Dantas , filho de Manoel Balbino Dantas e Isabel Maria da Conceição naturais de Carnauba dos Dantas

    ResponderExcluir
  14. (sou Rodrigo Ferreira Dantas Naascido e criado em Patos-pb) Esse Estudo me ajudou muito ,ha quase seis anos pesquiso minha genealogia e através do site new.familysearch.org traço minha arvore e pelo ramo dos Dantas Cheguei até o patriarca Adão sou bisneto de Maria Das Neves Dantas filha de Maria Dos Anjos Dos Passos Dantas neta de josé Dantas Correa de Góis júnior que por su avez é filho de josé Dantas correa de góis filho de antonio dantas correa de góis,filho de josé dantas correa e filho de jose dantas correa,filho de antonio dantas correa filho de belchior de antas correa filho de predro vaz de antas........ e por ai vai! quem pertencer a esse ramo da família Dantas saiba que faz parte da linhagem de sangue de nosso Salvador Jesus Cristo por causa de sua mae Maria e sua avó Ana somos parentes de Cristo! eu tenho 125 gerações em minha árvore e sempre que posso busco preencher as ramificações também é ótimo sabermos nossas origens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem como vc me passar essa genealogia completa, sou Anderson Alves Dantas

      Excluir
    2. Como faço pra ter acesso e saber de fato se pertenço essa árvore genealógica???

      Excluir
    3. andersonalvesdantas5@gmail.com

      Excluir
    4. Fiquei muito interessado na sua 125 gerações da família Dantas, minha esposa faz parte dessa ramificação da cidade de Carnaúba dos Dantas/RN. Se puder me enviar: tassiotelles@gmail.com

      Excluir
    5. Amigo TB faço pesquisa New family TB meu esposo é Dantas por parte de sua mãe , queria muito chegar até Adão amigo anônimo

      Excluir
    6. Amigo TB faço pesquisa New family TB meu esposo é Dantas por parte de sua mãe , queria muito chegar até Adão amigo anônimo

      Excluir
    7. Amigo TB faço pesquisa New family TB meu esposo é Dantas por parte de sua mãe , queria muito chegar até Adão amigo anônimo

      Excluir
    8. Amigo TB faço pesquisa New family TB meu esposo é Dantas por parte de sua mãe , queria muito chegar até Adão amigo anônimo

      Excluir
  15. Muito legal mesmo saber dessas historias, meu dantas e de sao joao do rio do peixe, da linhagem dos dantas rothea, portugues, o qual dizem que e primo de caetano dantas correia do rio grande do norte..eu queria saber mais sobre essa ligação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Delmiro sou orlando Dantas filho natural de são joão do rio do peixe mas fui naturalizado no ceara ,sou neto de maria evangelista dantas e bisneto de Candida evangelista Dantas as duaS foram enfermeiras da casa de saude do então tambem parente DR JOSÉ DANTAS gosto de muito de historias da geologia da familia DANTAS,dantas-menezes@hotmail.com abraço...

      Excluir
  16. Eu tenho orgulho de ser uma Dantas, sou neta de Moisés Dantas Silva que residia no Piauí. Filha de Mirian de Maria Mendes Dantas. Alguém sabe informar outros ancestrais desta linhagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai é filho de Pedro Dantas da Silva na Paraíba. Será tem algo haver pelo dois sobrenomes.

      Excluir
    2. Moça por favor entra em contato comigo: minha família é Dantas da Silva... ao que td indica, Pedro Dantas da Silva é meu primo de segundo grau... ismaracristiano@hotmail.com

      Excluir
  17. estou a procura de familiares de meu pai vicente malcino dantas, so tenho informacao que seu irmao se chama tiburcio dantas se alguem tiver alguma infornacao, sandrodan23@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Oi! gente me chamo Licia Dantas,e fiquei muito orgulhosa em ler tudo que vi aqui,um grande abraco a todos ; )

    ResponderExcluir
  19. Adorei ler um pouco da origem da família Dantas, sou João Dantas Fernandes Júnior, sou filho de João Dantas Fernandes, meu pai nasceu em Apodi-RG, se alguém souber mais alguma coisa sobre a arvore genealógica de meu pai eu agradeço, meu e-mail é cristaldantas@uol.com.br
    Abraço a toda família Dantas

    ResponderExcluir
  20. Anonima 23 de fevereiro de 2014 00:13
    Estou a procura de filhos ou netos de Ermenegildo Antenor Dantas. So de sei que ele e natural de Barbalha - Ceara. inf. varaujoleal@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  21. estou procurando tete lecorderio dantas
    informaçoes comentar se puder

    ResponderExcluir
  22. estou a procura de lecorderio dantas sou filha de antonio filho de carmelita
    emtar em contato em
    juniorrx7@hotmail.com
    skype: juniorlhp21
    face: junior sousa

    ResponderExcluir
  23. sou da familia dantas. jose a. dantas ..vivo em iturama mg... e gostei muito de saber sobre as raises dos dantas no brasil... e quero saber mais ainda ... sou dos dantas de RG norte. floranea e carnauba dos dantas... meus avos se chamam jacinto dantas e alfredo dantas e eles eram irmaos e meus bis avo se chamava se antonio dantas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FAREMOS UMA REUNIAO DOS DANTAS AI EM ITURMA EM JANEIRO DE 2018 SOU UMA DANTAS ,MAIS INF. MEU ZAP 69 981345282
      VAI SER UM PRAZER EM CONHECE LA

      Excluir
    2. Antonio Dantas é meu pai filho de Pedro Dantas da Silva. Quero reencontrar os familiares de meu pai.

      Excluir
  24. O meu bisavo saiu de algum lugar da Paraiba e foi para Jati-CE. Seu nome eh Antonio Dantas de Oliveira e deve ter nascido por volta de 1890... Ouvi falar que tinha um irmao chamado Joao Dantas de Oliveira, sera q alguem poderia me ajudar ?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui na cidade de Teixeira-PB temos um Museu que conta um pouco da história da nossa família, qualquer coisa vc procure por Magali Dantas ou ligue 083-3472-2108, ela sabe de tudo sobre a nossa família !!

      Excluir
    2. Existiu, em Pombal-PB, João Dantas de Oliveira, que foi chefe político durante muitos anos. Não sei quem eram seus pais. Um dos filhos dele nasceu no ano de 1848, Portanto, ele deve ter nascido por volta de 1820.

      Cornélio Ferreira da Cruz - Genealogista
      E-mail cofecruz@gmail.com

      Excluir
  25. GOSTARIA MUITO DE ENCONTRAR MEUS FAMILIARES: OS DANTAS DE AFOGADOS DA INGAZEIRA DESCENTES DOS DANTAS DA PB. MEU AVÓ ERA FRANCISCO CASADO COM ANÁLIA VIEIRA DANTAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA EU TAMBÉM SOU DESCENDENTE DA FAMÍLIA DANTAS, ME CHAMO EULINA DANTAS CAXIAS, SOU FILHA DE MANOEL MARINHO DANTAS, E TEREZA DANTAS, NETA DE CELESTINA FERREIRA DANTAS E MARINHO FERREIRA DANTAS,E COMO IRMÃO OTÁVIO FERREIRA DANTAS,TINHAM COMO SOBRINHO, GERALDO DANTAS ROLIM E JOSE CLAUDINHO DANTAS ROLIM, MARIA SANTINA CHAVIER,A ONDE ELES RESIDIAM EM, CAJAZEIRAS PARAÍBA RUA JUVÊNCIO CARNEIRO N:100 GOSTARIA DE ENTRA EM CONTATO COM OS MEUS FAMILIARES,RESIDO EM BELÉM DO PARA CASO VC FAÇA PARTE DESSA FAMÍLIA,OU TENHA ALGUMA INFORMAÇÃO POR FAVOR ENTRA EM CONTATO:email(tamerasantos@hotmail.com

      Excluir
    2. OLA EU TAMBÉM SOU DESCENDENTE DA FAMÍLIA DANTAS, ME CHAMO EULINA DANTAS CAXIAS, SOU FILHA DE MANOEL MARINHO DANTAS, E TEREZA DANTAS, NETA DE CELESTINA FERREIRA DANTAS E MARINHO FERREIRA DANTAS,E COMO IRMÃO OTÁVIO FERREIRA DANTAS,TINHAM COMO SOBRINHO, GERALDO DANTAS ROLIM E JOSE CLAUDINHO DANTAS ROLIM, MARIA SANTINA CHAVIER,A ONDE ELES RESIDIAM EM, CAJAZEIRAS PARAÍBA RUA JUVÊNCIO CARNEIRO N:100 GOSTARIA DE ENTRA EM CONTATO COM OS MEUS FAMILIARES,RESIDO EM BELÉM DO PARA CASO VC FAÇA PARTE DESSA FAMÍLIA,OU TENHA ALGUMA INFORMAÇÃO POR FAVOR ENTRA EM CONTATO:email(tamerasantos@hotmail.com

      Excluir
  26. Marina Villacorta Dantas16 de janeiro de 2015 às 22:22

    MI abuelo Manuel Dantas Medeiros viajo a Perú de Paraiba trabajaba en la casa Isrrael como contador y dejo aquí 3 hijos, 2 varones(Globis y Lauro) y una mujer Acela Dantas que viene hacer mi mamá él regreso a tu tierra Brasil Paraiba con 3 hijos ( Ramón, Clodoaldo y Manuel) quien me pueda ayudar a ubicarlos o a su desendencia por favor comunicarse al email ivanarivi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Gostaria de Saber da Família do meu avô ele se chamava Francisco Vitorino Dantas veio embora com 14 anos e disse que veio embora porque não queria mais ver o pai dele batendo na mãe dele ,queria saber se ele tem irmãos ou primos . moro em são paulo meu email taynaradantas@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Faço parte dessa familia, sou Samara Dantas da Silva e Adorei conhecer um pouco da historia, meu vô nasceu no seridó, Bento Dantas, gostaria de ir nesse museu, deve ser bem interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante hehe
      Sou George Dantas da Silva.
      O q sei é muito pouco... Meus avós vieram de pernambuco e atualmente minha família mora em Caaporã PB. Minha avó se chamava Iva Dantas da Silva.

      Excluir
  29. ola, estou a procura da familia da minha bisavo, servula dantas de brito - caico rn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thassia, me informe seu email que eu posso te passar a genealogia de seus bisavós,José Pereira de Brito e Sérvula Dantas.

      Excluir
  30. Me chamo Aécio de Oliveira Dantas,sou de Sergipe,será q é a mesma família??fiquei encantado com a historia da origem dos Dantas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Aecio Oliveira Dantas, por coincidencia tbm sou Oliveira Dantas,meu pai nasceu em sergipe filho de Lucas correa Dantas e Catarina Alves Dantas ( meu pai é Ricardo Alves Dantas). Será que existe por ai alguem que possa me da alguma noticia ?

      Excluir
    2. Olá Aécio, me chamo Lailson Dantas Silva e estou a procura dos familiares da minha avó, Maria Luiza Dantas em sergipe.

      Excluir
    3. Boa noite Aécio de Oliveira Dantas,

      Meu marido é José Ricardo de Oliveira Dantas, filho de Ricardo Alves Dantas de Sergipe . Os avós são os mesmos . Há muito tempo ele quer encontrar os irmãos que não conheceu. Você pode por favor entrar em contato.

      Excluir
  31. Ola pessoal eu me chamo Viviane Dantas sou filha de Raimundo Dantas Da Silva bisneta de Vicente Dantas o meu bisavô que era de Alexandria - Rio Grande do Norte, e eu estou procurando por familiares se alguém puder me ajudar com alguma informação eu agradeço muito

    ResponderExcluir
  32. Sou Dantas da região norte seria possível uma migração de algum membro da família para o estado do Pará e posteriormente Amapá? Comecei a ler e fiquei curioso sobre essas questões, eu não gostava do sobrenome com o passar do tempo comecei a ter apego e fui pesquisar as origens e acabei descobrindo essas histórias fantásticas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu nome é Djaíne da Conceição Dantas,sou filha de José Jaime Moreira Dantas. No primeiro casamento do meu pai que foi no Pará ele teve três filhas. No segundo com minha mãe também no Pará ele teve meu irmão, Djair da Conceição Dantas. Minha mãe diz que meu pai tem um irmão que mora no Pará só que eu não o conheço como também não conheço minhas três irmãs mais velhas. O nome dos nossos avós é Miguel Rodrigues Dantas e Maria do Carmo Moreira Dantas.

      Chamai ai no whats +5562996457230

      Excluir
  33. Faço parte desta familia tbm meu nome e Ana Claudia Goes Dantas amei conhecer a historia da minha familia espero um dia conhecer a todos

    ResponderExcluir
  34. Sou mais um Dantas...sou paulista filho de dois paraibanos de patos, Antenor Dantas Lopes casado com Ana Viera Lima... com o falecimento do meu pai veio a vontade conhecer minhas origens. tendo ido a Patos em 86 muito criança não lembrava dos meus tios.. fui pra conhecer os parentes...fui presenteado com uma visita ao Casarão do jabre. Lugar espetacular... e apartir desse dia pesquiso sobre os Dantas. Linda historia.. estive no casarão em 30/01/2015

    ResponderExcluir
  35. moro no município de Araripe CE sou da família Dantas vindos da paraíba do município de pombal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou filha de Antonio Dantas filho de Pedro Dantas da Silva queria saber se alguém conhece Dantas da Silva.

      Excluir
    2. Olá, meu bisa se chamava Manoel Elesbão Dantas da Silva, e minha bisa, Maria Nonato Dantas.
      Sou neto de Pedro Paulo Dantas, seu irmão se chama Valdemar Dantas da Silva. Não sei dizer se são parentes diretos.

      Excluir
  36. Meu pai e minha mãe foram criados na Fazenda liberdade. E meu pai estava no dia da emboscada.Meu nome é Manoel da Silveira em omenagem a Manoel Dantas e a mulher dele dona Ceci Dantas foi mimha madrinha. Eu nasci em 10set.de 1962 em Teixeira.

    ResponderExcluir
  37. Sou descendentes dos Dantas da cidade Carnauba dos Dantas e pentaneto de Caetano Dantas Correa fundador da cidade, resido no Rio de Janeiro, tive o prazer de conhecer a cidade de Carnauba em 2007 onde conheci vários parentes.

    ResponderExcluir
  38. Tenho sobrenome Dantas,gostaria de saber se a família Dantas do Estado do Rio de Janeiro é a mesma do Nordeste, LUIZ FERNANDO DANTAS NASCIMENTO CARMO. REGIÃO Tres Rios,Areal e Bem Posta.contato dnc.luizfernando@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. O português JOÃO DE ARAÚJO E ALMEIDA (Pai de Josefa Francisca de Araújo e Almeida, esposa do Capitão Antônio Dantas Correia de Góes) nasceu aos 08 de março de 1742, foi batizado aos 12 de março de 1742 pelo Abade João Coelho de Vasconcelos Mota, e os Padrinhos foram Manoel de Souza e Maria Martins, e as testemunhas do batismo foram Bento Coelho de Vasconcelos e Manoel de Souza.
    Os pais, os avós paternos e os avós maternos do português João de Araújo e Almeida NÃO tinham o sobrenome ALMEIDA, mas ele tinha o sobrenome ALMEIDA em razão da sua Bisavó Materna CATARINA DE ALMEIDA, que casou em 08 de janeiro de 1668 com Manoel Francisco, e desse casamento nasceu o Avô Materno do português João de Araújo e Almeida.

    ResponderExcluir
  40. Sou descendente da familia dantas da cidade de cazaseira paraiba tetraneta de manuel domingo dantas e tereza maria daconceicao .GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE MEUS ASCENDENTES.
    ASSINA MARIA JOSÉ DANTAS SIQUEIRA

    ResponderExcluir
  41. Sou descendente da familia Dantas e gostaria de saber mais sobre meus ascendentes.Sou tetraneta de Manuel Domingo Dantas e Tereza Maria da Conceição, nascidos em São João do Rio do Peixe na região de Cajazeiras PB.
    Maria José Dantas Siqueira

    ResponderExcluir
  42. Sou descendente da familia dantas da cidade de cazaseira paraiba tetraneta de manuel domingo dantas e tereza maria daconceicao .GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE MEUS ASCENDENTES.
    ASSINA MARIA JOSÉ DANTAS SIQUEIRA

    ResponderExcluir
  43. andrea cristiane da silva monteiro gostei do monteiro que veio de portugal e meu ansestral casou com umas da familha Dantas os da silva conceiçao lopes e muitos uotros todos ficavao no casarao

    ResponderExcluir
  44. Caso alguém tenha parentesco com José Ezequiel Dantas, entre em contato comigo pelo e-mail: Mederim2011@hotmail.com

    Sou de Carnaúba dos Dantas, e José Ezequiel Dantas é meu avô.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou neta de Pedro Dantas da Silva meu diz que o irmão dele era José Dantas não sei se é o mesmo. Na Paraíba.

      Excluir
  45. Também faço parte dessa grande família e achei incrível a história dos Dantas. Meu pai se chama JOÃO DANTAS CARDOSO e mora atualmente em Roraima e não tem contato e nem notícias de ninguém da família então estamos a procura de alguém da sua família, a sua mãe se chama MARIA ALVES DANTAS ou MARIA DANTAS CARDOSO e os irmão que ele lembra são ANA CRISTINA DANTAS CARDOSO, ANA LÚCIA DANTAS CARDOSO e IRAN... Se alguém por acaso souber alguma coisa sobre eles por favor me ajudem a encontra-los jessica5daline@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. Olá, sou Diana dantas a familia da minha mãe é toda da Paraíba com alguns em RN o meu avô chamava-se Raul Dantas da Silva será que tem alguma ligação com essa árvore genealógica linda dos Dantas? Gostaria muito de saber se realmente sou parente de João Dantas? Abraço!

    ResponderExcluir
  47. Olá, sou Diana dantas a familia da minha mãe é toda da Paraíba com alguns em RN o meu avô chamava-se Raul Dantas da Silva será que tem alguma ligação com essa árvore genealógica linda dos Dantas? Gostaria muito de saber se realmente sou parente de João Dantas? Abraço!

    ResponderExcluir
  48. sou de são paulo meu avo se chamava Clodoaldo dantas Lins .alguém pode me passar alguma informação pois ele foi em bora de aso paulo minha mãe tinha 5 anos nunca mais tivemos noticia só sabemos que ele foi embora para cidade natal de carnaúba dos dantas andrerogerio08@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. Eu sou Marco Antonio Dantas Lima (Natural de Nanuque/MG), filho de Ari Dantas e Neto de Artêmio Dantas de Vitoria da Conquista (Ba). Tem sido um prazer conhecer mais da história dos Dantas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou filha de Alcyone Ribeiro Dantas e meu pai tinha irmão chamado Artêmio aqui em Vitória da Conquista/BA.

      Excluir
  50. Eu sou Avani Lucia Dantas, nasci em Santa Luzia no sertao paraibano,filha deFrancisco Cirilo Dantas e Maria Jose Dantas (primos)e entao gostaria de saber sobre meus ancestrais.Tb quais portugueses conquistaram o municipio onde nasci.

    ResponderExcluir
  51. Olá amigo Ozildo...Sou descendente mais próximo de Caetano Dantas, ele foi o fundador da cidade de Cuité-PB, entre outras do Seridó paraibano e norte rio grandense...

    ResponderExcluir
  52. Meu nome é Paulo Bezerra de Melo. Nasci em Caicó /Rn. Sou trineto de José Calazâncio Dantas, conhecido como Bembém das Oiticicas. Sei que ele descende de Caetano Dantas Correia, no entanto, não sei em que grau.

    ResponderExcluir
  53. História fantástica essa dos DANTAS.Eu me chamo Erinaldo dantas moro em natal rn filho de sebastiao augusto dantas,neto de severino augusto dantas e bisneto de antonio avelino dantas fe carnauba do dantas.meu avô severino foi criado na fazenda PINTURAS com fona Josefa de quem era afilhado. Alguem tem algo a acrescentar a esta bela história? Todos os anos promovemos um encontro dos Dantas aqui no RN,o deste ano será no dia 11 de junho em santa maria Rn.

    ResponderExcluir
  54. Oi minha avó se chama (Arcinda Odete Dantas Damasceno) alguém sabe dela?

    ResponderExcluir
  55. Olá! Sou Djaíne da Conceição Dantas, sou filha de José Jaime Moreira Dantas que é filho de Miguel Rodrigues Dantas (meu avô) e Maria do Carmo Moreira Dantas (Minha avó) meu vovô faleceu e eu não o conheci, minha vovó mora em Campina Grande na Paraíba e tenho alguns tios em Currais Novos, inclusive meu irmão Djair da Conceição Dantas mora lá. Gostaria de conhecer minhas irmãs que não conheço e nem sei o nome só sei que uma vez minha mamãe falou que elas moraravam em Belém com a mãe delas. Gostaria de saber se tenho algum parente por aqui!

    ResponderExcluir
  56. Quem tem oarentesco com Ezequias Costa primo de Julita Dantas filha de sebastião Dantas que foi assasinado e teve sua casa metralhada quando os familiares de João Dantas foram perseguidos

    ResponderExcluir
  57. BOM DIA, GOSTARIA DE SABER SE ALGUM DOCUMENTO DO RESUMO DA VIDA DE PADRE BELIZÁRIO DANTAS CORREIA DE GÓIS ?

    ResponderExcluir
  58. Olá boa noite, me chamo Henrique Rocha, pois sou neto de João Dantas da Rocha, alguem que posso me ajudar estou tentando levandar a arvore genealogica da familia do meu avô tanto da parte dos Dantas ou dos Rochas quero dar entrada na minha cidadania portuguesa.

    ResponderExcluir
  59. Preciso encontrar familires de minha mãe: Ivete dantas do nascimento
    Pai Augusto dantas do nascimento
    Mãe Maria Francisca da Conceição
    Irmãos
    Jose augusto
    Francisco dantas
    Julieta dantas
    Adailde
    Eram de minas gerais
    Tres marias
    Passos de minas

    ResponderExcluir
  60. Olá, sou neta de ANTONIO DANTAS PEREIRA - Da Bahia de Aramari... entrem em contato 11 9.9943-4080

    ResponderExcluir
  61. Olá, sou neta de ANTONIO DANTAS PEREIRA - Da Bahia de Aramari... entrem em contato 11 9.9943-4080

    ResponderExcluir
  62. Olá, me chamo Samanta, meus avôs são de São João do rio do peixe (Antiga Antenor Navarro), Emilia Estrela Dantas (Mãe Herminia Estrela Dantas), se alguém tive informação, samantha.adm@gmail.com

    ResponderExcluir
  63. Olá sou Terezinha bisneta de Cristiano Dantas Cavalcante e Maria das Neves Dantas. Gostaria de saber informações sobre quem são os pais dos meus bisavos pra melhor ir entendendo minhas raizes.Agradeço se alguém puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  64. Olá sou Terezinha bisneta de Cristiano Dantas Cavalcante e Maria das Neves Dantas. Gostaria de saber informações sobre quem são os pais dos meus bisavos pra melhor ir entendendo minhas raizes.Agradeço se alguém puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  65. :) Que bacana essa história, eu sou neta de Sebastião Dantas.

    ResponderExcluir
  66. Linda história sou dos Dantas de alagoas filha de miguel Dantas

    ResponderExcluir
  67. Minha avó paterna Josefa Dantas, nascida em Ladoa do Ouro Pernambuco, aproximadamente em 1904, filha de João Pantaleão Dantas e Leopoldina Maria da Conceição. tenho poucas informações sobre este ramo da família. no meu lado Melo cheguei a sexta geração, já no meu ramo materno cheguei na quarta geração.

    gostaria de contactar os Dantas para quem sabe completar este meu ramo genealógico.

    meu skype: cmdt_marco
    facebook: https://www.facebook.com/ricardomarcolongo

    ResponderExcluir
  68. MEU ESPOSO ROBERTO GOMES DE ANDRADE E FILHO GILVANETE DANTAS DE ANDRADE QUE ERA FILHA DE CICERO PEREIRA DE ANDRADE E EUFROSINA DANTAS DE ANDRADE E TINHA COMO AVOS MATERNOS: JOSE CALISTO DANTAS E SUA ESPOSA JOANA JALES DANTAS QUERO AJUDA PARA ENCONTRAR A LIGAÇAO DE MINHA FAMILIA COM A DO CAETANO DANTAS CORREIA QUE NASCEU EM 1710 EM CARNAUBA DOS DANTAS

    ResponderExcluir
  69. SOU FILHA DE EDMAR DANTAS DE QUEIROGA,MEU FALAVA QUE MINHA AVÓ CHAMAVA-SE QUINÔ,CONHCI UM TIO QUE ERA CHAMADO DE ANTONIO E OUTRO DE OTACILIO,TIO ANTONIO MORAVA EM CASCAVEL PARANÁ.NADA MAIS SEI DA FAMILIA DO MEU PAI.ELE NAO ME REGISTROU,ME CHAMO EDLEIDE ROSA DA SILVA.O NOME DE EDLEIDE FOI MEU PAI QUE COLOCOU.SE ALGUÉ SOUBER DE ALGUMA INFORMAÇAO SOBRE A FAMILIA DANTAS DE QUEIROGA ME AVISEM.MEU PAI É FALECIDO,MAS,GOSTARIA DE CONHECER ALGUEM DA FAMILIA DO MEU PAI.ELE ME FALOU QUE ERAM 11 IRMAOS.

    ResponderExcluir
  70. Sou de família DANTAS, filho do saudoso, brasileiro Jorge Luiz Dantas e netos do casal de portugueses: José Luiz Dantas e Idalina Conceição Dantas. Gostaria de ter a dupla cidadania mas não tenho documentos dos meus avós; só a certidão de óbito do meu finado pai. Alguém sabe como posso conseguir?

    ResponderExcluir
  71. Olá, gostaria de saber se Samuel Dantas Correia (ou Corrêa, casado com Camélia Soares, é filho de João Duarte Dantas ( que assassinou João Pessoa). Alguém conhece?

    ResponderExcluir
  72. Alguém ouviu falar em Donzinha Dantas, Audaiza, papai preto. Que nos anos 60 sua filha fazia comercial do suco de tomate da marca peixe.

    ResponderExcluir
  73. Gente, estou procurando a família Dantas da Silva de Livramento - Bahia, eles moravam na Rua do Fogo, minha mãe chegou a se corresponder por um tempo com Pedro Dantas da Silva, que é meu primo de segundo grau... meu avô chamava José Dantas da Silva... por favor, quem souber me informar algo, entre em contato comigo: ismaracristiano@hotmail.com

    ResponderExcluir
  74. Bom dia!
    Eu sou neta de Zacarias Paulino Dantas, alguém tem alguma informação dele?
    Estou pesquisando para saber um pouco mais da nossa família.

    ResponderExcluir
  75. Sou Rosailda de santana DANTAS..meu pai Gracindo Pereira Dantas.Naci em Aracaju é sei q tenho vários irmãos por parte do meu pai q não conheço. Gostaria muito de algum dia ter notícias deles.meu era Antonio Pereira Dantas

    ResponderExcluir
  76. Ola...sou Rosailda de Santana Dantas, naco em Aracaju Sergipe.Meu pai Gracindo Dantas.sri q tenho vários irmãos por parte de pai mas não os conheço.se algum parente ver meu comentário pavor entre em contato

    ResponderExcluir
  77. Sou do ramo da familia do João dantas o tal que matou o João Pessoa o governador da Paraíba ele é tio bisavô meu e o irmão dele é meu bisavô Joaquim Dantas, sou muito fascinado pela a família Dantas venho pesquisando já faz um tempo e cada vez mais é interessante, preciso saber de algum primo distante se o poço Dantas e carnaúba dos Dantas são famílias de Ramos iguais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem descendo dos Dantas que mataram joao pessoa. Meu bizavo era de Teixeira Antonio mariano Dantas. Esse e o meu whats pra contato 84987789568

      Excluir
  78. Oi sou Ivone Dantas neta de Estavam Cassimiro Dantas, gostaria de saber algo mais, se alguém tem algum parente de meu avô. Ele nasceu em currasnovos .

    ResponderExcluir
  79. Oi sou Ivone Dantas neta de Estavam Cassimiro Dantas, gostaria de saber algo mais, se alguém tem algum parente de meu avô. Ele nasceu em currasnovos .

    ResponderExcluir
  80. Família Dantas estou fazendo uma árvore no famalysearch.org

    beijos

    ResponderExcluir
  81. minha avó e avô vieram para belém-pará em meados dos anos 30. Ela se chamava francisca dantas de oliveira, e meu avô josué não sei o sobrenome talvez dantas de oliveira? moraram em uma fazenda prox. ao rio grande do norte. Tinham 4 filhos: Elita dantas de oliveira, eládio dantas de oliveira, edézia dantas de oliveira, gilberto dantas de oliveira. Pouco tempo meu avô foi para o Ceará e lá morreu e deixou minha avó só com os quatro filhos pequenos. Se alguém pelos nomes, em algum lugar, identificar estas pessoas, mande noticias. prgilbertocarvalho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  82. Olá, meu nome é Samanta Dantas, sou bisneta de Ernesto Dantas Barbosa, s filha de Alcyone Ribeiro Dantas da cidade de Vitória da Conquista/BA.

    ResponderExcluir
  83. Muito interessante a história da linhagem Dantas, minha família materna descende dos Dantas da região de Aguiar-PB.

    ResponderExcluir
  84. Meu avô, a quem não conheci, chamava-se Manuel Dantas Monteiro. Meu pai nasceu em Imaculada em 1875. Com 20 anos de idade foi para o interior do Amazonas, acompanhado de sua mãe, para encontrar o pai que havia se deslocado para lá um ano antes. Meu pai nunca voltou à Paraíba e faleceu em Manaus em 1966, aos 90 anos. Alguém saberia dizer onde o meu avô se encaixa na genealogia da família Dantas do Teixeirs.

    ResponderExcluir
  85. Meu nome é Adalton Dantas do Amaral filho de Maria José Dantas que era filha de José Luis Dantas que por sua vez era filho de Francisca Dantas todos nascidos em Sergipe. Minha mãe nasceu na cidade de Sao José. Também faço parte da familia Dantas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adailton, boa noite!

      Meu marido é José Ricardo de Oliveira Dantas, filho de Ricardo Alves Dantas ( filho de Lucas Correa Dantas e Catarina Alves Dantas) e Judite Martins de Oliveira Dantas de Sergipe. Ele tem 5 irmãos por parte de pai e está tentando encontrar alguém da família . Será que vocês são parentes?

      Excluir
    2. Corrigindo Maria Francisca Dantas foi casada com João Hermógenes Dantas; Ficou viúva e casou com João Henrique Dantas. Todos de Sergipe. Meu avô José Luiz Dantas, irmão de Florival de Matos Dantas. Meu avô casou com Helena Silveira.

      Excluir
    3. Ola, também procuro parentes paternos de Sergipe. Meus avós paternos Lucas e Catarina Alves Dantas.

      Excluir
  86. Olá pessoal gostaria da ajuda de vcs minha mãe não foi criada pela mãe de sangue e uma pessoa sem estudo e o sonho e conhecer e rever os irmãos eu tbm tenho o sonho de conhecer meus tios só conheço uma tia graça que mora na paraiba,meus avos se chamam maria dantas e manoel dantas
    Me ajudem por favor não sei mais onde procurar

    ResponderExcluir
  87. Olá Aécio , tudo bem ? Procuro 5 irmãos por parte de pai. Meu pai se chamava RIcardo Alves Dantas e meus avós chamavam Lucas e Catarina Dantas . Meu nome é José Ricardo dantas e lembro do nome de um irmão , Edmilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Ricardo, meus avós paternos chamavam-se Lucas e Catarina e meu pai João. Tenho dois irmãos com seu nome.

      Excluir
  88. Bom dia meu nome e janierio Lira Dantas segundo a minha avo materna descendemos da familia Dantas de Teixeira. Meus bizavos Antonio Mariano Dantas e Antonia Lira Nunes. Esse meu bizavo era primo do Joao Duarte Dantas Assasino do joao pessoa. Busco fazer essa genealogia vou deixar meu what's pra trocarmos informacoes 84987789568.

    ResponderExcluir
  89. Rodrigo Ferreira Dantas27 de setembro de 2020 às 13:07

    Olá me chamo Rodrigo Ferreira Dantas sou da cidade de Patos-pb e pesquiso seriamente a genealogia de nossa família dese 2011,consegui ligar os Dantas da Serra do Teixeira com os Dantas da Região do Seridó e alguns de pernambuco, também tenho as linhagens que vão até João Duarte Dantas que vitimou João Pessoa e a nossa linhagem até o próprio João Pesso (não sabia que eramos família dele) inclusive um ramo de nossa família é de "Dantas Pessoa" ,tenho também a linhagem de nosso primo o Ariano Suassuna ele é filho de nossa parente a dona Rita de Cássia Dantas Villar, encontrei até agora 4 Judeus sefarditas em nossa linhagem (o que nos da direito a nacionalidade portuguesa segundo a lei de 2015) sao de linhage direta os seguntes judeus sefarditas Cristãos novos: o casal Junca Montesinho e Miçol,Belchior Rosa,Pantaleão monteiro e descobri recentemente um ramo que leva a judia mais famosa do nordeste a BRANCA DIAS.Hoje estou a procura do ramo da familia na Bahia onde descobri um barão e um embaixador Dantas em paris na segunda uerra mundial o Luiz martins de sousa Dantas que salvou cerca de 1000 judeus do holocausto, se alguem souber sobe os Dantas Baianos meu zap é (83) 99663-3960

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem... não sei sobre a família Dantas na Bahia, porém faço parte da família Dantas aqui de Cachoeira dos Índios-Pb, cidade próxima a Cajazeiras-Pb, meu avô se chama Otacílio de Lino Dantas, meu bisavô Lino Francisco Dantas e o meu tataravô José Francisco Dantas. Não tenho tantas informações sobre a família, mas se tiver interesse manda mensagem para o meu e-mail jamily.dacilla@gmail.com

      Excluir
  90. Boa tarde, estou a procura de parentes da minha avó Maria Dantas,a mãe dela se chama :Esmênia Rodrigues Dantas pai:Benedito e minha avó tinha um irmão chamado Manuel, quando ela era pequena sua mãe foi embora de casa deixando ela com seu pai e seu irmão Manuel, e tente uma tia chamada Luzia que mora em Vitória espírito santo, se alguém soube de alguma coisa me manda mensagem pelo :027981224792 Jessica dantas

    ResponderExcluir
  91. Estou a procura por parentes da minha avó Maria Rodrigues Dantas Nome do pai:Benedito Rodrigues, nome da mãe:Esmênia Rodrigues Dantas Nome do irmão:Manuel, a mãe da minha avó foi embora de casa deixando ela com seu pai e seu, e tente uma tia chamada Luzia que mora em Vitória espírito santo, minha avó saiu da casa do pai dela ela tinha 12 anos veio trabalhar num circo .Qualquer informação me manda mensagem no zap 27981224792 Jessica Dantas

    ResponderExcluir
  92. Olá! Meu Nome é Cícero Dantas da Silva, Sou neto de Andrelino Vicente Dantas hoje com mais de 90 anos e de Maria Zuila da Silva já falecida. Meu Avô é filho de Manuel Dantas que morava na cidade de Mauriti ce. Estou fascinado por tudo que já li por aqui. Não faço a mínima ideia a qual galho dessa arvore pertenço.

    ResponderExcluir
  93. Ola,me chamo Maria! Também tenho Dantas na minha família por parte do meu pai: José Dantas Palhano - filho de Laura Dantas Câmara Palhano e Francisco Torres Palhano. Meu tio disse que meu bisavo se chamava Torquato Câmara e minha avó Laura Dantas Câmara tinha dois irmãos : Roberto Dantas Câmara e Marciolina Dantas Câmara - meus pais são de Ceará Mirim - RN - Se alguém tiver alguma informação eu agradeço muito. Estou perquisando sobre a minha genealogia.

    ResponderExcluir
  94. Olá, procuro parentes de meu pai, meus avós paternos Lucas e Catarina Dantas.

    ResponderExcluir
  95. Meu esposo chamar francisco Alves dantas ,nascido em São José de Mipibu nome do pai dele chamar lucas Alves dantas ,mãe dele maria do carmo Alves Dantas meu esposo procura pela sua irmã que foi adotada por outra família ela morava em São José de Mipibu

    ResponderExcluir
  96. Conforme você falou existe na Bahia a família Dantas da qual nós, os Dantas Bacellar, descendemos (meu bisavô Pompilio Dantas Bacellar foi tenente do exercito brasileiro na guerra do Paraguai, morreu em 1915 e seu pai foi João José de Andrade Dantas e mãe Apolinária Dantas Bacellar. Irmãos Elizeu Dantas Bacellar, Elias Dantas Bacellar, Clodomiro Dantas Bacellar todos nascidos no inicio e meado do século 19. Vou lhe passar o contato com um dos historiadores da família Dantas cujo sobrenome é Pinto Dantas. Eu embora descendente já não tenho Dantas pois meu pai foi registrado como Luiz Antônio Bacellar, contudo orgulho-me de descender dessa familia. Aroldo Bacellar

    ResponderExcluir
  97. Olá, sou da cidade de Patos. Preciso de informações sobre Virgilio Dantas. Moro na fazenda que um dia foi dele. Gostaria de saber mais sobre a história dele. A única coisa que sei sobre o mesmo é que era casado com uma senhora chamada Herminia (ou algum nome similar). Alguém sabe mais detalhes sobre este? Agradeço profundamente. Sou de Patos - PB.

    ResponderExcluir

PESQUISA NO SITE