este

src="http://www.google.com/friendconnect/script/friendconnect.js">

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

NOTAS SOBRE AS SECAS NO RIO GRANDE DO NORTE - SÉCULO XIX

Esses apontamentos históricos que seguem, foram copiados de antigo manuscrito de meu bisavô paterno Manoel Antonio Dantas Corrêa. Procurei conservar sua forma original. Faltam algumas palavras, que não me foi possível decifral-as. O original, que pertenceu a meu Pae, acha-se em meu poder.
Esses apontamentos históricos que seguem, foram copiados de antigo manuscrito de meu bisavô paterno Manoel Antonio Dantas Corrêa. Procurei conservar sua forma original. Faltam algumas palavras, que não me foi possível decifral-as. O original, que pertenceu a meu Pae, acha-se  em meu poder.

Phelipe Guerra

I

Um velho de 79 annos, natural da freguezia do Seridó, província do Rio Grande do Norte, é descendente do coronel Caetano Dantas Corrêa, natural da cidade da Parahyba do Norte, que nasceu na era de 1710, e na idade de 17 annos, não existindo já seus paes, subiu em companhia de um seu irmão mais velho chamado Antonio Dantas Corrêa, para o sertão de Piranhas; e ahi ficou sendo seu vaqueiro de gado pelo espaço de 25 annos; e depois deste se transportou para este Seridó, conduzindo já bom principio de bens; e na edade de 43 annos que se casou com uma mulher de edade de 16 annos; e vivendo com ella vida marital tiverão do seu matrimonio 9 filhas e 10 filhos; gerando ao ultimo destes na idade de 70 annos; os quaes filhos (á excepção de dois que falleceram) cresceram e educaram-se por si nos dogmas da religião catholica e regras do bem viver; e sendo elle coronel do regimento de cavallaria milliciana, e achando-se em avançada edade de 80 annos, pediu sua demissão, que foi attendida, por ter exercido o seu posto sempre com honra, terminou os seus dias na idade de 87 annos, ainda com alguma robustez de corpo, e de suas faculdades intellectuaes; deixando uma numerosa descendencia, e de si saudável memória, não só aos seus descendentes, como tambem aos mais moradores do lugar de sua residencia.
Ora, este velho sertanejo, seu descendente, passa a dar ao publico uma noticia das seccas mais notáveis e suas consequencias, que têm havido nestes sertões do Norte, adjacentes ao Equador; não só as vistas e passadas por si, como tambem das anteriores. 
Por tradição verdadeira sabe que no principio do século passado houveram dois annos da sêcca successivos, que foram os de 23 e 24, sendo tambem de poucos annos a sua povoação de gados, não sendo a morrinha muito consideravel; e a fome no povo tambem foi soffrivel, por ser ainda pouco; e mesmo por estar ainda o sertão inculto, havia abundancia de caça, e mel silvestre.
Prosperaram os tempos, multiplicaram o gado e o povo não tanto á proporção, que medeiando 20 annos na era de 44 houve segundda sêcca; nesta morreram os gados a acabar, e a fome no povo foi consideravel de sorte que meninos que já andavam tornaram ao estado de engatinhar; e que os moradores do rio Piranhas se viram na precisão de desmanchar as redes de dormir para a pesca do peixe, sendo este tão magro que só tinha para a escama e a espinha e sem outra mistura que agua e sal; que fraco sustento!
Melhoraram os tempos, multiplicaram os gados, e o povo quasi á proporção, que medeiando 22 annos, succedendo na era de 66, terceira sêcca; e nesta tambem houve bastante morrinha nos gados, e alguma fome no povo, por haver pouca industria no mesmo povo.
Ora, vamos ás vistas e passadas por si. A primeira foi na era de 78, em sua infância, medeiando d’aquella só 12 annos; e foi a morrinha nos gados tão excessiva neste Seridó que havendo proprietarios que já recolhiam quinhentos a mais bezerros, vindo o anno seguinte só recolheram quatro bezerros; e os mais fazendeiros á proporção; a fome no povo não foi consideravel por ainda não ser então grande numero; e mesmo já haver alguma industria.
Prosperaram os annos; multiplicaram-se os gados, e o povo já á proporção de sorte que medeiando só treze annos veio a de 91, que só este Seridó não choveu, havendo proprietario que recolhia 600 bezerros, e findando os mezes de inverno do costume alguns criadores retiraram seus gados para os agrestes da beira mar; outros os retiraram para os sertões visinhos ao Poente; e os gados que ficaram no pasto, logo no mez de Setembro feixou a morrinha que parecia acabar-se.
O povo, alguma família mais pezada e apossada, se retiraram para beira-mar, onde com o seu ter passaram com fartura; e os que ficaram cá não sentiram fome este primeiro anno; mas como seguindo-se o anno de 92 em que faltou a chuva geralmente por todos os sertões, a morrrinha em gados foi geral, de sorte que os que tinham botado os seus gados para os sertões visinhos, voltaram sem cousa nenhuma, deixando o que tinhão conduzido, o que era de fôlego, morto, e mesmo o trem que haviam levado por não ter em que carregar.
Ora, vamos ao povo.
Acabamos os mezes de inverno sem nenhuma chuva, acabados os mantimentos e o gado juntamente foi um geral clamor; ver famílias inteiras a pé, em busca dos agrestes da beira-mar, distante 50 leguas, morrendo á fome pela estrada; enternando se pelos mattos com filhinhos e trem ás costas; isso por decurso de mezes.
Fallar deste seu sertão: os que ficaram e não se retiraram, entraram a descobrir raízes e fructas de plantas agrestes para seu sustento; bem como o chique-chique que é uma planta bem brava por ser cercada de espinhos, o miolo da vergontea servindo de bom sustento, posto que alguns que o tratavam mal, findaram as vidas; outros uzavam de couros crús, torrados ao fogo, para sustento. Chegou a fome a tanto extremo que foi visto um viandante cosinhando os nervos duros do gado que havia morrido para comer, que tanto era a necessidade que padecia.
Famílias houveram que com a sua industria não soffreram o rigor da fome;outras padeceram; algumas morreram; e houveram que disseram, sangradas de morcegos; estes mesmos animaes ajudaram acabar os gados neste sertão; os povos que se haviam retirado para beira mar alli mesmo morreu muita gente.
Finalmente continuou a fome todo o resto d’aquelle anno; e findo o de 92 entrou de 93, que logo em janeiro entrou a chuver, porem poucas e salteadas; plantou-se lavouras; nasceu abundancia de maxixes que logo pegaram a dar fructas; e finalmente melancias que foi sanando a fome, que famílias houveram que só com este sustento se nutriram, misturando a fructa com o massa da semente; foram-se decorrendo os mezes de inverno com pouca chuva e pouca pastagem; recolheram-se os gados que se haviam retirado para os agrestes, em diminuta quantidade; e por essa razão se plantou pelos mattos lavouras de gerimús, melancias e cabaças sem haver n’ellas destruição.
Mitigou-se a fome, porque a bemfazeja Providencia fez com que tão pouco chuva, tão pouca semente de milho e feijão ajudada com o leite de cabras fizesse fartura no povo, não sendo este numeroso neste sertão, porque os que se haviam retirado, a maior parte por lá ficaram, uns mortos, e alguns de morada.
As cabras naquelle anno chegaram a um preço fóra do costume; na serra do Teixeira (do sertão de Piranhas) houve quem desse por duas cabras de leite, duas meias dobras; e o preço commum era quatro mil réis; e isso para comer-se com a massa a gomma da raiz da mucunã, fazendo-se formidaveis excavações atraz da tal raiz; e por aqui com o chamado guardião nas margens dos riachos, pois naquelle anno produziu na terra abundancia de batatas, não se usando da massa por ser amargosissima; mas a gomma que dava era excellente que misturada com o leite dava manjar delicioso; e faz admirar que só naquelle anno houve abundancia das taes agrestes plantas; como tambem que o gado vaccum passou todo o verão muito gordo; e o pouco cavallar que ficou da sêcca, carquejando continuamente, sem jamais decahir das carnes; que tão boa foi a reforma que fez a secca no sertão. 
Entrou no anno de 94; e nelle foi favoravel o inverno; mas logo succederam trez generos de peste; o primeiro foi gafanhotos de azas que devoravam toda a sorte de folhas e fructos das plantas; mas esta peste durou pouco tempo, porque das tres horas da tarde em diante se via um enxame voando pra o Nascente parecendo uma nuvem que cobria o Sol; a segunda peste foi de cobras cascaveis e eram em numerosa quantidade, e parece que haviam estado enterradas nas cavernas; e eram bastante magras; e é de admirar que poucas pessoas fossem mordidas por ellas e nenhuma morresse; a 3ª peste foi de ratos, e tão numerosos que os rastos dos outros animaes de um dia, não se viam no outro, ainda mesmo das boiadas que desciam dos sertões para as feiras, porque essa peste se estendeu pelos sertões visinhos do Poente; e que aqui serviu de sustento ao peixe traira que engordou bastantemente; e não pareça isto exageração, porque das que se mataram se viam algumas com os ratos inteiros no ventre. 
Prosperaram os tempos; multiplicaram-se os gados, e o povo á proporção; findou-se aquelle seculo, entrou o presente sem fallencia de chuvas; mas como este Seridó seja um sertão escalvado e por sua natureza falto de inverno, vindo o anno de 8 a 9 faltaram as chuvas; mas sem haver morrinha nos gados, nem fome no povo; vindo o de 14, e neste alguma morrinha houve nos gados, pois este multiplicaram aqui mais do que em outro qualquer sertão.
Foram decorrendo os tempos com mais ou menos chuvas até que chegou o de 25; neste faltaram as chuvas totalmente; não só neste e sertões visinhos, como mesmo pelos brejos.
Acabados os mezes de inverno logo succedeu a morrinha nos gados. O povo que já era numeroso pegou a dispersar-se; uns para cima, buscando Carirys Novos e Agrestes do Piauhy; outros para os Brejos e beira mar. 
Alguns criadores retiraram seus gados para os Brejos e Agrestes; uns a vendel-os; outros a refrigeral-os; e outros cuidaram em tratal-os á rama do bom chique-chique; o qual tendo servido para sustento do povo na secca de 92, nesta tambem serviu para o gado vaccum e ovelhum, mais que outra qualquer rama queimando-se-lhe os espinhos; e o gado cabrum que andava montando nos mattos por instincto natural lhe deriça com os chiffres o espinho, e nelle mitiga a sêde e a fome. Desde annos que os moradores dos Brejos com qualquer fallencia de farinha saem para o sertão de Curimataú a usar chique-chique para comer e vender.
Foi naquelle anno que se descobriu e verificou neste rio Acauã, no Seridó, um novo Nilo; e mais vantajoso que o antigo Nilo, porque este para sua produção precisava que a enchente á altura de quinze covados para que o precioso lodo que depõe pelos campos a fazer a fertilidade d’aquelle continente; e o novo com poucas enxurradas com a polmosa agua que em si traz produz uma especie de poeira, e nella produz toda a sorte de sementes que nella se semeiam; tendo o antigo a primazia de ser inseccavel, e o novo pela natureza do sertão passa annos que não corre; e correndo que industrio e insano trabalho não he necessario se lucrar o que se plantou, já aguando á cabeça, até a planta profundar a raiz, já vigiando o pássaro a toda sorte de animaes que devoram os fructos.
Os povos que se haviam retirados para diversos logares grande parte pereceu á fome; e os gados da mesma especie; o que não succedeu aos que não se retiraram e cultivaram o nosso Nilo; passaram com fartura e do seu mesmo gado comeram e lhes ficou alguma semente.
Ora, tendo fallado da calamidade é justo que se diga alguma cousa da prodigiosa abundancia que logo se seguio.
Vieram os annos de 26 e 27; naquelle houve tanta abundancia de gerimús, melões, melancias que sendo a semente que o Nilo havia produzido que servia de sustento não só aos seus moradores, como para os que se regressaram dos Brejos, os quaes vinham tão costeados da fome que morriam pelas estradas antes que alcançassem o nosso Nilo; neste houve outra ainda mais prodigiosa, e foi de uma immensa quantidade de pombas rôlas á semelhança das codornizes dos tempos antigos de que fallam as escripturas; e que sendo estas aves de natureza voar de continuo de uns paizes a outros, naquelle annno existiram sem fallencia em todos os lugares que haviam soffrido a sêcca; apparecendo ao mesmo tempo outra prodigiosa quantidade de animaes chamados preás; estes dois gêneros fizeram um avultado commercio de negocios nos Brejos, havendo pessoas que compraram escravos; e é de notar-se que tambem appareceu outra imensa peste de cobras cascaveis que suppõe-se andar á caça dos preás, havendo caçador que matava por dia 6 a 8 que andavão na propagação, sendo rara a pessoa que foi mordida, o que parece um prodígio da Divina Providencia; e ao mesmo tempo a não ter-se morto tantas naquelle anno, não caberiam na terra.
Prosperaram os tempos, multiplicavam os gados e o povo á proporção em grande numero; e posto que viesse o anno de 33 e neste Seridó não houvesse chuvas, nem o rio Acauã corresse, e por consequencia não houve vazantes, e por ser um só anno de secca, não houve fome no povo, nem mesmo morrinha nos gados, por serem retirados para os sertões visinhos ao nascente e ao poente; e logo houve quem julgasse que esse Seridó era o cume do globo terrestre porque na sua altura para o Norte á beira mar, e ao Sul a tocar em certa altura não houveram chuvas, e tem alguma probabilidade de assim ser, porque nesta altura se devidem as aguas para o Nascente e Poente.
Melhorarão os tempos, multiplicarão os gados que pareciam já não cabiam na terra; contava a porção que já se acha a terra cheia, conforme o que disse o Senhor a Noé quando sahiu da arca.
Findou a éra de 30, e entrou a de 40 sempre em bonança, veio o anno de 42 com um inverno extraordinario que as enchentes dos rios destruíram lavouras plantadas; destruíram as cercas destruindo as mesmas terras, deixando tudo em uma praia; e houve logo quem dissesse que aquella abundancia de chuvas indicava grande falta della principalmente neste Seridó pela sua natureza secco; e assim succedeu, que vindo o anno de 43 logo foi aqui falta de chuvas, nem houve nos gados a menor morrinha, pelos restos da abundancia de 42. Entrou 44, este ainda mais escasso que aquelle; e como os sertões visinhos ao Poente não tinha havido secca, em 43 para alli se retiraram os gados por haver nos mesmos sertões abundancia de pastos; mas como os mesmos já se achavam bastantemente cheios, com o que entrou retirado vaccum e cavallar, fez um numero consideravel, que antes de findar o anno pegou a morrinha nos gados naquelles sertões, não só nos retirados, como tambem nos proprios do pasto.
Neste Seridó os gados que não se haviam retirado, seus donos antes de findar o mesmo anno por experiência própria do chique-chique entraram no insano trabalho de o queimar para remir os seus gados, e isso pelo decurso de mezes. Este anno de 44 não houve fome no povo deste e dos sertões visinhos pela abundancia de farinha que produziu a serra do Coité; e faz admirar que sendo ella no meio dos sertões, e sendo a sua extensão de Sul a Norte de tres legoas, e de Poente a Nascente uma legoa e meia pôde dar mais de quatro mil alqueires de farinha que não só dos sertões como mesmo dos Brejos, Rio Grande, Parahyba e mesmo de partes de Pernambuco alli se vinham vêr muitos comboios, e não só este como em annos atraz, assim mesmo havia acontecido.
Findou esse anno, e entrou 45. Ah! 45! Neste faltaram totalmente as chuvas não só neste como em todos os sertões visinhos ao Nascente, ao Sul, Norte e mesmo nos mais remotos ao Poente.
Os gados deste sertão por serem já poucos, e mesmo por se estarem tratando acostumados a curtir fome, pouca morrinha; mas nos outros sertões onde costumava chover cedo, faltando-lhe morrerão totalmente.
Ora, findo os mezes do costume do inverno sem algum refrigério para os gados, e para o povo. Ao mesmo tempo a Divina Providencia com mão liberal e bemfazeja, fez florescer e fructificar todos os Brejos da beira mar desde o Rio Grande ao Sul de Pernambuco; que os povos dos sertões visinhos se alvoroçaram, e mesmo dos mais remotos concorrendo para os mesmos brejos, principalmente para os de Bananeiras, Guarabira e de Areia; uns a plantar, outros a comprar mantimentos, e conduzil-os para os sertões; e faz admirar que havendo já nos mesmos Brejos numerosos povo tenha podido achar alojamento para tantos immigrados que se suppõe em maior numero, e todos acharam mantimentos a farta, e por preço razoáveis; só os moradores deste rio Acauã, hoje freguezia e villa do Acary, só uma pesada família de uma família se retirou; antes para aqui concorreram varias famílias de diversas freguezias a buscar abrigo para a vida, que na extensão de quatro a cinco léguas fez um povo numeroso com uma só vasente (tendo algum poço para o commercio) servindo de sustendo os legumes, não só para seus donos como tambem para os viadantes que por aqui transivam com suas cavalgaduras; e mesmo os que d’aqui conduziram mantimentos dos Brejos, das mesmas vazantes sustentavam suas cavalgaduras; havendo sempre nos Brejos abundancia de mantimentos, e por preços razoáveis, pois a bemfazeja Providencia fez com que por todo o tempo do verão houvessem novas chuvas e novas colheitas e não ser preciso virem de fóra como havia acontecido no principio de 45, sendo transportados por mar, de varios paizes, e logo que chegou a colheita de terra ficaram emprazados; toda a sorte de mantimentos que por aqui se vendia era por preços razoáveis e não houve motandade no povo por causa da fome; o que não succedeu pelos Cariris Novos e sertões visinhos que morreu bastante povo; vendeu-se cento de rapaduras a 48$ e mais; quarteirão de farinha a 5$; comeu-se couro e ossos de gado sêccos, feito massa, etc.
E no decurso daquelle anno não cessaram os povos dos sertões de seguir de retirada em procura dos Brejos onde acharam abrigo para remir as vidas.
Finalmente findou o anno, entrou o de 46, e quando neste se esperava bom inverno passou Janeiro, Fevereiro, e entrou o de Março, e nada de chuvas nem por aqui, nem mesmo pelos Brejos; em algum sertão houve, e succedeu que a gente má e preguiçosa assentaram comsigo que deviam ficar extincto o resto de toda a sorte de gados, porque só queriam encontral-o para o matar e comer, sem se importar saber de quem fosse roubado; de sorte que naquelles sertões donde só houve um anno de sêcca que foi o de 45, a maior morrinha que teve foi de faca, e não de fome; o que não succedeu neste Seridó porque os que trataram seus gados lhe escapou, conforme a forma com que o tratara.
Entrou o mez de Março (como já disse, sem chuvas) mais o dia tres, e o povo já bem desconfiado suppondo ser tambem de sêcca, escaldado do que já tinha soffrido; mas o dia tres daquele mez pegou as chuvas por todos os logares donde chegou as noticias; o povo mudou de semblante; fez-se um continuado exercício de plantação por todos os sertões e suas serras, e os moradores do Nilo Acauã, acabando-se as vazantes com as enxurradas que deu, algumas famílias mais indigentes se retiraram para os Brejos, outras pela falta de cavalgaduras e mesmo dinheiro para irem vêr mantimentos aos mesmos Brejos antes que chegasse o tempo de cultivar o Nilo, voltaram para o pão ordinário, o bom chique-chique neste Seridó; pois noutros sertões se uzam de differentes plantas agrestes.
Os povos dos sertões de cima e mesmo de suas serras, continuaram a descer de retirada em direitura dos Brejos, inda mesmo alguns que se haviam retirado para beira mar ao Norte, alguns, deixando os filhinhos mortos pelos mattos, outros escondidos pelas moitas para os não vêr morrer á sua vista (como assim mesmo havia acontecido em o anno de 25); um objecto bem notável é que havendo tanta fome no povo e tanta rapina que até os cães tem-se furtado pelas casas, não consta que alquem tenha commettido as casas de mantimentos onde os há, para os roubar; e nem mesmo a quem quer que venha só com sua carga pelos caminhos; tendo isso já sido praticado em outros annos, quando o povo era menos numeroso; parece isso um prodígio.
As chuvas dos Brejos não faltaram, nem os mantimentos faltaram, nem o commercio dos comboios dos sertões visinhos e remotos de 80 legoas, havendo feiras de mais de cem cavalgaduras; todas sahiram carregados, e por preços razoáveis; e ainda sobrar mantimentos; parece que a grande maravilha obrada no dezerto por Jesus Chirsto está apparecendo em nossos dias.
Chegou o tempo de cultivar o nosso Nilo Acauã, e mesmo o Seridó por ter este anno corrido, o que não se deu em 45.
Plantaram-se as vazantes, produziram os fructos de melões, melancias, gerimús e feijão maeassa; o deste genero houve uma prodigiosa abundancia que dos sertões visinhos ao Poente aqui se veio ver varios comboios; e esta abundancia durou por todo o resto do verão de 46, não deixando de descer retirantes em massa para os Brejos donde sempre continuara a fartura de toda a qualidade de viveres e por preços bem modicos, menos o genero carne que tem dado um preço supremo, originado pela rigorosa sêcca dos sertões; mas esta carne é gordissima, porque o pouco inverno de 46 e o pouco gado que escapou engordou extraordinariamente, de sorte que este velho ainda não tinha visto recolher-se vaccas em Fevereiro de 47, todas capazes de fazer-se linguiças, pois que findo o anno de 46 entrou o seguinte no qual logo a 17 de Janeiro pegaram as chuvas geraes por onde chegam noticias; e os povos que estavam esfaimados para plantar não deixaram de fazer, isto é, os trabalhadores, que os preguiçosos não faltam.
As chuvas n’aquelle mez deram para nascer e crescer as plantas; mas vindo um verão de mais de um mez que em logares estas plantas morreram pelos sertões e pelas serras de perto dos Brejos, pelas dos sertões de cima do Poente, de onde por aqui passaram famílias em procura dos Brejos.
Vindo o mez de Maria continuaram as chuvas, e as plantações que estavam vivas cresceram a e fructificaram, e outras se plantaram, que de tudo se vae comendo com muita fartura, ajudado do precioso leite de poucas vaccas que escaparam da secca que faz admirar a grandeza de queijos que ellas tem produzido neste Seridó; pois que havia muito gado, nunca se fizeram tantos.
Conclue a sua historia dizendo que as sêccas nestes sertões mencionados são necessarias porque reformam os gados para viçarem; tem feito os homens industriosos; tem dado valor aos gados do Piauhy, donde elles antes não tinham nenhum valor, porque depois da secca de 92, nesta nomeiada, se viu rematar na cidade de Oeiras em Piauhy, uma boiada a oitocentos reis por cabeça; e aqui neste Seridó, no meio do seculo passado se vendeu na feira de Goyanna um magote de gado de açougue a cinco patacas; este mesmo velho sertanejo dois bois de 8 a 9 do século passado deram naquella freira, ambos, cinco mil e seiscentos reis.
Logo, torno a dizer, que as seccas nestes sertões são necessarias, muito principalmente dadas por uma sabedoria infinita que não pode errar, que tudo dispõe para bem de seus filhos.

Villa de Acari, 15 de Junho de 1847.


Do Livro Seccas Contra a Secca: Rio Grande do Norte (Seccas e invernos, açudagem, irrigação, vida, costumes sertanejos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISA NO SITE