este

src="http://www.google.com/friendconnect/script/friendconnect.js">

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

ODON BEZERRA CAVALCANTI

José Ozildo dos Santos

Odon Bezerra  Cavalcanti

Advogado, político e jornalista, nasceu a 20 de maio de 1901, em Bananeiras, Estado da Paraíba, sendo filho do casal Leopoldo Bezerra Cavalcanti e Júlia Gabínio Bezerra Cavalcanti. Em sua terra natal, fez o curso primário e transferindo-se para a capital paraibana, estudou no Colégio Diocesano Pio X e no Liceu Paraibana, onde concluiu seus estudos secundários.
Em 1919, ingressou na tradicional Faculdade de Direito do Recife. No entanto, como queria ser militar, trancou o curso superior no terceiro ano e transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde matriculou-se na Escola Militar de Realengo, a 1º de novembro de 1922. No Rio, serviu na 1ª Companhia de Infantaria, onde foi adido à Bateria de Artilharia. Entretanto, a 22 de março de 1923, foi excluído por ter participado com outros colegas, de uma rebelião e protestado contra os demandas administrativos na Escola, da qual era aluno. Retomando o curso jurídico, Ali, diplomou-se a 17 de dezembro de  1924, pela Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro.
Volvendo à Paraíba, Odon Bezerra iniciou suas atividades profissionais como advogado, atuando em Bananeiras e comarcas vizinhas. Em princípios de 1928, casou-se com a senhora Alice da Cunha Bezerra Cavalcanti. Nesse mesmo ano, a 2 de março, foi nomeado subprefeito de Bananeiras, assumindo os destinos administrativos de seu município, no dia 14 de abril seguinte, governando seu rincão até 2 de fevereiro de 1929. Em princípios do ano seguinte, estabeleceu-se na capital do Estado.
Participante ativo, foi convidado para ser Chefe de Polícia, cargo que equivale atualmente ao de Secretário de Segurança. Empossado a 13 de outubro de 1930, desempenhou suas funções até 13 de fevereiro do ano seguinte, quando assumiu a Secretária do Interior e Justiça e de Instrução Pública.
Em 1932, quando rebentou a Revolução Constitucionalista na capital paulista, apresentou-se como voluntário. Comissionado como Tenente-Coronel da Polícia Militar (03-08-1932), foi designado comandante do 2º Batalhão, enviado da Paraíba para São Paulo. Mais tarde, retornando à capital paraibana, reiniciou suas atividades como profissional liberal.
Iniciado o processo de reconstitucionalização do país, filiou-se ao Partido Progressista, elegendo deputado à Assembleia Nacional Constituinte, oficialmente instalada no dia 15 de novembro de 1933. Representou a Paraíba no Parlamento Nacional até 10 de novembro de 1937, quando teve seu mandato prejudicado com a dissolução do Congresso Nacional, após o Golpe do Estado Novo.
Após o colapso do Estado Novo, no Governo Dutra, por ato presidencial de 6 de fevereiro de 1946, Odon Bezerra foi nomeado Interventor da Paraíba, empossando-se em suas funções no dia 14 seguinte.
Em sua interventoria, o marco marcante foi a criação do Departamento de Estradas de Rodagem (atual DER). Filiado ao Partido Social Democrático, a 22 de setembro de 1946, renunciou ao cargo de Interventor e lançou-se candidato à Assembleia Estadual Constituinte de 1947. Eleito, por problemas de saúde, foi obrigado a licenciar-se de suas atividades parlamentares, falecendo a 12 de agosto de 1949, em João Pessoa. Jornalista exímio, durante anos atuou como redator d‘A União’. Homem integro, possuidor de um reconhecido caráter, foi uma curta vida com grandes serviços prestados à Paraíba. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISA NO SITE