este

src="http://www.google.com/friendconnect/script/friendconnect.js">

domingo, 24 de março de 2013

ADOLPHO BEZERRA DE MENEZES
   
 Nota explicativa: O texto a seguir é um verbete do Diccionário Bibliographico Brazileiro, elaborado pelo Dr. Sacramento Blake, volume I, págs. 33-34, em sua primeira edição, produzida no Rio de Janeiro, pela Typographia Nacional, 1883.  Manteve-se a ortografia original.

  
Natural da província do Ceara, nasceu no Riacho do Sangue a 29 de agosto de 1831, sendo seus paes o capitão de antigas milicias e tenente-coronel da guarda nacional Antonio Bezerra de Menezes e dona Fabiana de Jesus Maria Bezerra; fez o curso de medicina na faculdade do Rio de Janeiro, onde doutorou-se em 1856, tendo servido como interno no hospital da misericordia antes de sua formatura, e apresentou-se depois, em 1858, ao concurso a uma vaga de lente substituto da secção cirurgica.
Sendo segundo cirurgião do corpo de saude do exercito, foi eleito vereador da camara municipal da côrte; e como fosse julgado incompatível o exercicio do cargo de vereador com o de medico militar, pediu deste demissão.
Serviu na camara municipal, por eleições consecutivas, ou como supplente cerca de 20 annos; foi della presidente; representou o municipio neutro, e a provincia do Rio de Janeiro na assembléa geral
legislativa, e sendo deputado em 1880 foi seu nome apresentado à coroa por eleição feita em sua provincia para senador do Imperio.
Foi presidente da companhia ferro-carril do S. Christovão; é membro titular da academia imperial de medicina, socio da sociedade physicochimica, da sociedade propagadora das bellas-artes, da sociedade auxiliadora da industria nacional, da sociedade geographica de Lisboa, etc.
Escreveu:
- Diagnostico do cancro: dissertação inaugural. Rio de Janeiro, 1856 - É precedida de proposições acerca dos aneurismas externos e das causas da phisica pulmonar no Rio de Janeiro.
- Das operações reclamadas pelos estreitamentos da uretra: these para o concurso a uma cadeira de oppositor da secção cirurgica da faculdade de medicina, Rio de Janeiro, 1858 - É seguida de algumas proposições sobre as materias de que se compõe o ensino medico. - Biographia do Visconde de Uruguay, Paulino José Soares de Souza - Vem no primeiro volume da galeria dos brazileiros illustres.
- Bioqraphia do Visconde de Caravellas,  Manoel Alves Branco, Idem.
- A escravidão no Brazil e medidas que convem tomar para extinguil-a sem damno para a nação. Rio de Janeiro, 1869.
- Breves considerações sobre as sêccas do norte. Rio de Janeiro, 1877, in-8º.
O doutor Bezerra de Menezes redigiu:
- A Sentinella ela liberdade: orgão liberal. Rio de Janeiro, 1869 e 1870.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISA NO SITE