este

src="http://www.google.com/friendconnect/script/friendconnect.js">

sexta-feira, 19 de julho de 2019


AUGUSTO CARLOS VAZ DE OLIVEIRA



Desembargador Augusto Vaz

Em casa de sua residência, à rua do Hospicio n. 43, falleceu hontem, às 18 ½ horas, victimado por uma neplarite, o illustre sr. Augusto Carlos Vaz de Olivieira, provecto cathedratico de nossa Faculdade de Direito.
A noticia desse tristissimo acontecimento chegou na sociedade desta capital com o mais fundo pezar, dadas as relações distinctas e numerosssima s que mantinha o saudoso extincto, cavalheiro honrado por todos os seus títulos.
Advogado de nota nota, professor de direito, vice-presidente da Santa Casa, em todos esses postos o dr. Augusto Vaz era respeitado e estimadíssimo: era possuidor de raros dotes de intelligencia e grande illustração.
Assim são resumidos os seus dados biographicos:
O dr. Augusto Carlos Vaz de Oliveira nasceu em 20 de maio de 1847.
Filho legitimo de Matheus Vaz de Oliveira e d. Hermelinda de Souza Vaz de Oliveira, formou-se em direito em 1868.
Na magistratura occupou apenas os cargos de promotor publico de Mamanguape e desta cidade, tendo se distinguido sempre pelos seus princípios de rectidão de justiça.
Foi também vereador da Camara Municipal do Recife, no antigo regimen.
Entrando em concursos para lente da Faculdade de Direito do Recife, em 1886, foi classificado em 1º logar, tendo sido seus competidores os illustres professores drs. Adolpho Cirne, Arthur Orlando Gomes Parente e Machado Portela Júnior. Era o decano dos actuaes lentes da Faculdade e vice-director da mesma desde 1893 até 1911, quando foi eleito director para o biênio de 1911 a 1912.
Era a alma da Revista Acadêmica que foi um dos fundadores.
Antigo membro da Santa Casa de Misericordia, era da mesma vice-provedor há longos annos.
Acatado entre seus pares, entre os quaes tinha relevante saliência era o dr. Augusto Vaz possuidor de um coração magnanimo e caritativo.
Casado em 29 de junho de 1872 com a exma. Sra. D. Ignez Marinho Vaz de Oliveira, filha de uma das mais distinctas famílias de Pernambuco, houve de seu consorcio cinco filhos, um dos quaes, o Dr. Oswaldo Vaz já fallecido e d. Maria Rita de Hollanda Cunha, casada com o o Dr. Adolpho Hollanda Cuha, residente no Rio de Janeiro, Augusta Vaz Pereira, casada com o coronel Vicente Riqueto Pereira, agricultor em Ceará Mirim, Rio Grande do Norte, Gasparina Vaz Rocha dos Santos, esposa do dr. Raymundo Rocha dos Santos, magistrado em Manaos e José Marinho Vaz de Oliveira, zeloso funccionario da Recebedoria do Estado.
Deixa doze netos.
Ministrou ao finando os últimos sacramentos da egreja o seu particular amigo padre Theophilo Tworz, director do Collegio Salesiano.
O enterramento terá logar hoje, à tarde, no cemitério de Santo Amaro, sahindo o féretro da casa acima, às 16 ½ horas, havendo carros à disposição na Rua 15 de Novembro.
À exma. Família Vaz de Oliveira apresentamos nossas sentidas condulências.

________
Publicado no Jornal do Recife, Anno LVIII, numero 243, Recife, edição de sabbado, 4 de setembro de 1915, pág. 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISA NO SITE