este

src="http://www.google.com/friendconnect/script/friendconnect.js">

domingo, 20 de fevereiro de 2011

ORISVALDO INÁCIO DA SILVA

Dr Orisvaldo Inácio da Silva e esposa

F
aleceu na noite deste sábado (19) aos 72 anos, o ex prefeito de Afogados da Ingazeira e ex Deputado Estadual, Orisvaldo Inácio da Silva. Orisvaldo estava internado no real Hospital Português do Recife e não resistiu a uma infecção contra a qual lutava depois de uma cirurgia para tratar de uma hérnia inguinal, realizada no início deste mês. Acabou falecendo por falência múltipla dos órgãos.
Em Afogados da Ingazeira, informações sobre o agravamento do estado de saúde de Orisvaldo Inácio circulavam desde o início da noite, quando a família teria sido comunicada de que o quadro seria irreversível, depois da luta dos médicos para tentar reverter a infecção que o acometera.
A informação de sua morte, que teria ocorrido por volta das 21h, foi confirmada por Fernando Morais, que concorreu a pouco mais de dois anos a vice prefeito na chapa encabeçada por Giza Simões e era próximo da família. Fernando se dirigia para o Recife quando foi informado da morte.
Velório e sepultamento: Ainda não é oficial, mas Orisvaldo Inácio deverá ser velado em Afogados da Ingazeira e sepultado em sua cidade natal, Alagoinha, no cemitério onde familiares seus estão sepultados.
Legado: Orisvaldo Inácio foi um dos primeiros médicos a aportar em Afogados da Ingazeira, no Pajeú, cidade onde construiu toda sua história. Ao lado de Dr Hermes Canto e Dr. Jesus Lima desenvolveu um trabalho de vocação à medicina e respeito à população que salvou várias vidas, quando ainda não havia recursos como hoje. Casado com a ex prefeita Maria Giselda Simões Inácio, teve dois filhos: Danilo e Eugênia Simões, que lhe deram quatro netos.
Sua popularidade como médico lhe rendeu em 1988 a indicação para disputar a Prefeitura de Afogados da Ingazeira pela recém criada Frente Popular. Sua eleição, derrotando o candidato de Antonio Mariano, João Ézio, que até então detinha o poder político no município, é tida como um marco.
Sem puder disputar uma reeleição, que não existia àquela época, apoiou Totonho Valadares pela primeira vez em 92 e viu sua esposa, Giza Simões, eleita prefeita por duas vezes. Ainda foi eleito Deputado Estadual uma vez e suplente em uma segunda, vindo a assumir a titularidade do cargo pela segunda vez.
De temperamento tranquilo e uma vocação para medicina indiscutível, Orisvaldo Inácio deixa um legado que deve ser seguido por outros profissionais: o de assistir a todos, sem distinção qualquer, respeitando acima de tudo a vida.
Homenagem: A Rádio Pajeú apresenta neste domingo programação especial com informações da vida e obra do Dr Orisvaldo Inácio, no período da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISA NO SITE