este

src="http://www.google.com/friendconnect/script/friendconnect.js">

terça-feira, 29 de março de 2011

O DISTRITO DE FÁTIMA - PERNAMBUCO

ASPECTOS GERAIS


José Ozildo dos Santos


O Distrito de Fátima pertence ao município de Flores. A localização de sua sede é dada pelas coordenadas 7º 38’ 16” S e 37º 47’ 10” W. O acesso à referida localidade, a partir da sede municipal é feito através da PE 227, na qual percorre-se 19 Km e, em seguida, entra-se à esquerda, numa estrada municipal, onde se percorre mais 12 Km.
Como parte integrante do município de Flores, o Distrito de Fátima está inserido na unidade geo-ambiental da Depressão Sertaneja, que representa a paisagem típica do semi-árido nordestino, onde predomina uma vegetação do tipo Caatinga Hiperxerófila com trechos de Floresta Caducifólia.

Aspectos da Praça Plínio Guerra

Algumas áreas do referido distrito encontram-se ainda revestida por uma densa mata nativa, destacando-se entre estas a mata ciliar do Canyon do Cafundó e a cobertura vegetal da Serra das Letras.
Todo o território do Distrito de Fátima é cortado por riachos e pequenos córregos, pertencentes à Bacia do Rio Pajeú e que possuem regime de escoamento intermitente e padrão de drenagem dendrítico. O clima local é do tipo Tropical Semi-Árido, com chuvas de verão.
O período chuvoso mais intenso vai de março a abril. A precipitação média anual é de 770mm. A agricultura da região é de subsistência, com destaque para a produção de feijão, mandioca e milho. No entanto, pela natureza de seus solos, a região do Distrito de Fátima destaca como uma grande produtora de caju, manga e pinha.
Em termos de pecuária, o Distrito de Fátima concentra o maior rebanho de caprinos do município de Flores. Os rebanhos de ovinos e bovinos também são significativos.
O Distrito de Fátima foi criado pela Lei Municipal nº 641, de 18 de fevereiro de 1992. No entanto, apesar de tão jovem, já apresenta um aspecto superior a várias cidades do interior do Estado de Pernambuco.
A sede do Distrito de Fátima é dotada de uma excelente infra-estrutura, superando, inclusive, vários municípios do interior do Estado de Pernambuco. Ali existe, Unidade de Saúde da Família, lavanderia pública, mercado público, cartório, posto dos correios e telégrafos, sub-prefeitura, cinco pequenas indústrias, biblioteca, posto policial, matadouro público, praças e mais de 60 pequenos estabelecimentos comerciais.
No campo educacional, a localidade possui dois estabelecimentos: A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dário Gomes de Lima e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Adauto Maia.
Servida por singelo abastecimento d’água, na localidade em descrição a coleta do lixo urbano é feita três vezes por semana, por uma empresa especializada contratada pela Prefeitura Municipal de Flores.
A população local possui à sua disposição vários telefones públicos estrategicamente instalados. Ademais, a localidade também possui mais 60 linhas fixas comerciais/residenciais instaladas e cerca de 80% de suas ruas pavimentadas.
A população do Distrito de Fátima, dispõe em sua sede, da Fundação Ambiental e Educacional Pedro Daniel, que vem desenvolvendo suas atividades almejando a integração do homem ao seu meio, resgatando os valores éticos, culturais e educacionais da comunidade local, através da realização de eventos como seminários, palestras, exposições, apresentações, recitais poéticos, teatrais, dentre outros, proporcionando às pessoas menos favorecidas o acesso aos bens culturais, elevando a auto-estima da população, capacitando-a para o exercício pleno da cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISA NO SITE