este

src="http://www.google.com/friendconnect/script/friendconnect.js">

sábado, 8 de dezembro de 2012

HISTÓRIA DOS MUNICÍPIOS PARAIBANOS

CONDADO: Sua história, sua gente


Datam do século XIX, as origens do atual município de Condado que teve nas Fazendas Condado, de Francisco Antônio, e Pedra D’Água, do padre Amâncio Leite, os seus primeiros núcleos populacionais. Hoje, águas do grande açude Condado, construído pelo DNOCS, submergiram a sede da Fazenda Condado. Sua construção foi iniciada em 1932 e concluída em 1936. Durante a grande seca de 1932, muitas casas foram construída atrás da atual barragem do açude. Mais tarde, foram transferidas mais para o alto, exatamente no local onde hoje se encontra a sede do município.
Tem-se notícias que os primeiros moradores do povoado Condado, nome que lhe foi dado desde a sua origem, foram os senhores Raimundo Matias, Sebastião Marques Fontes e Francisco Formiga. Seus moradores enfrentavam grande pressão de parte de autoridades do município de Malta, ao qual pertenciam, pois estas, não desejavam a formação do povoado. As casas eram construídas à noite e no dia seguinte, elementos mandados pelos os poderosos de Malta, as colocavam abaixo. Anteriormente, pertencera a Pombal.
Dr. Ageu de Castro, também foi um dos pioneiros no município. Seus primeiros comerciantes foram Cícero Gregório de Lacerda, João Rodrigues e Severino Amaro de Queiroz.
O progresso rápido do povoado fez seus moradores pensarem logo em sua emancipação política que teve no Dr. Ageu de Castro, que era na época o maior fazendeiro da região, seu principal líder. Teve o apoio decidido de Antônio Machado de Oliveira, Osório Queiroga de Assis, Domiciano Francisco de Melo, Luiz Leite Fontes e Antônio de Sá Leite.
Obteve a elevação a município através da Lei nº. 2.672, de 18 de dezembro de 1961, sendo instalado oficialmente a 27 do mesmo mês e ano. Seu território foi desmembrado de Malta, e conta de apenas 1 distrito, o da sede. Parte das datas Timbaúba, do Cipó e Caiçara, foram seu patrimônio.
A atual legislatura instalou-se a 31 de janeiro de 1973, tendo o Sr. Domiciano Francisco de Melo, se empossado no Cargo de Prefeito Municipal.           

FONTE: Enciclopédia dos municípios. João Pessoa: Correio da Paraíba, 1976.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISA NO SITE