este

src="http://www.google.com/friendconnect/script/friendconnect.js">

sábado, 8 de dezembro de 2012

HISTÓRIA DOS MUNICÍPIOS PARAIBANOS

DESTERRO: Sua história e sua gente


Datam de 1845 as origens do atual município de Desterro, cujo nome lhe foi dado – segundo contam os moradores mais antigos do lugar - em virtude de uma promessa feita pela senhora Silvéria Maria da Conceição, à Nossa Senhora do Desterro, para que 'desterrasse' a epidemia que atacava todo o sertão paraibano por ocasião de grande seca. Alcançada a graça solicitada, mandou logo construir um cemitério no lugar onde hoje se encontra a Igreja Matriz.
Dona Silvéria, era mulher do Sr. Manoel dos Reis Sousa, que foi o primeiro morador do lugar que mais tarde viria a ser o município de Desterro.
As terras comparadas por Manoel dos Reis Souza, pertenciam ao Barão de Icó, Bernardo Duarte. O comerciante Romão Marcolino de Sousa, José Marco Lino, Joaquim Mendonça e outros, instalaram ali uma feira, que teve desde o inicio, grande afluência. Ficava na convergência dos rios Taperoá e dos Porcos. As primeiras construções tiveram início por volta de 1889.
A construção da Igreja de Nossa Senhora do Desterro foi concluída em 1926. O coronel Juéca (Jesuino Vilar de Araújo) e o Padre Manoel Ramos muito contribuíram para o desenvolvimento do povoado.
Sua elevação a município ocorreu por força da Lei nº 2.180, de 22 de outubro de 1959, sendo instalado oficialmente a 8 de dezembro do mesmo ano, desmembrado de Teixeira. 

FONTE: Enciclopédia dos municípios. João Pessoa: Correio da Paraíba, 1976.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISA NO SITE