este

src="http://www.google.com/friendconnect/script/friendconnect.js">

quarta-feira, 25 de março de 2015

A MAIOR CAVERNA DO MUNDO, NO VIETNÃ


Encontrada por um vietnamita de um povoado do local em 1991 e explorada em 2009 por uma equipe de espeleólogos britânicos liderada por Howard Limbert, as belezas da caverna Son Doong permaneceram ocultas durante muito tempo.
O nome Son Doong significa caverna do rio da montanha e pesquisadores acreditam que ela tenha surgido de 2 a 5 milhões de anos atrás, resultado da erosão causada por um rio sobre o calcário fraco do local. Onde o teto de calcário desabou surgiram enormes aberturas para o céu. Dentro dela, há gigantescas estalactites, rios, cascatas e até mesmo uma pequena floresta com animais nativos.
Situada no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, na província de Quang Binh no Vietnã, perto da fronteira com o Laos, a caverna é parte de uma rede de cerca de 150 cavernas nas Montanhas Annamite, muitas das quais ainda não exploradas.
Com aproximadamente 9 quilômetros de extensão, tem locais com cerca de 200 metros de largura e 150 metros de altura. A caverna estava aberta apenas para estudiosos e pesquisadores, contudo, em 2014, estará aberta, de forma limitada (apenas 220 licenças), a visitantes.
É considerada pela BCRA (British Cave Research Association) como a maior caverna do mundo e considerada uma das mais belas pela BBC News. Antes da descoberta da Son Doong, a maior caverna do mundo conhecida era a Deer Cave, na Malásia. Son Doong é muito maior que a Deer, que tem cerca de 90 metros de largura, 100 metros de altura e 2 quilômetros de comprimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISA NO SITE